Presidente angolano autoriza venda de 12 unidades industriais em Luanda e Cabinda

  • Lusa
  • 4 Outubro 2023

Presidente angolano autorizou a privatização, por alienação, através de concurso público, de oito unidades industriais em Luanda a que se somam quatro na província de Cabinda.

O Presidente angolano autorizou a privatização, por alienação, através de concurso público, de oito unidades industriais em Luanda, maioritariamente localizadas na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, e quatro outras na província de Cabinda.

O Despacho Presidencial nº 232/23, de 02 de outubro, consultado hoje pela agência Lusa, refere que a alienação destes ativos enquadra-se no Programa de Privatizações (2023-2026), que há necessidade de se concluir.

Na ZEE, vão para alienação a INDUCAMAR (unidade de fabrico de pneus e câmaras de ar), a INDUMASSAS (fábrica de massa alimentar), a INDUTUBO (fábrica de tubos HDPE), a MECAMETAL (unidade de fabrico de peças e estruturas metálicas), a PIVANGOLA (unidade de fabrico de pivôs de irrigação agrícola), a SIDUREX (siderurgia de laminação de aço) e a ZUB II (unidade de fabrico de vigas e painéis em betão).

A lista de bens a alienar inclui ainda o Complexo de Silos de Catete, em Luanda, e, na província de Cabinda, o Armazém de Chimbodo, o Complexo de Frio de Cabinda, a Cerâmica do Sassa Zau e a Moageira de Farinha de Trigo de Cabinda.

O Propriv 2023-2026, a segunda fase deste programa, inclui para privatização 73 ativos e empresas, dos quais 21 são empresas de referência nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente angolano autoriza venda de 12 unidades industriais em Luanda e Cabinda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião