Israel avisa que vai usar “força significativa” em Gaza. Hamas rejeita ultimato para saída de civis
Israel avisa que vai operar com uma “força significativa” em Gaza nos próximos dias. Grupo islamita Hamas rejeita ultimato de 24 horas para retirada de civis do norte da Faixa de Gaza.
O exército israelita avisou esta sexta-feira que vai operar com uma “força significativa” em Gaza nos próximos dias e apelou para que a população do norte do território se retire para sul para poder atacar o Hamas.
“Por entendermos que há aqui civis que não são nossos inimigos e que não os queremos atingir, estamos a pedir-lhes que se retirem”, disse o porta-voz do exército de Israel, Jonathan Conricus, citado pela agência norte-americana AP.
Israel tem concentrado forças junto a Faixa de Gaza numa indicação de uma ofensiva terrestre, depois de ter bombardeado o território controlado pelo grupo islamita Hamas nos últimos dias. Forças blindadas israelitas estavam esta manhã concentradas nos arredores de Sderot, a pouco mais de cinco quilómetros a leste da Faixa de Gaza, enquanto era visível a saída de civis da cidade do sul de Israel.
Trata-se de mais de duas dezenas de carros de combate que vão atravessando a estrada circular de Hiesdor, pouco depois da intersecção da autoestrada número 3, que liga a região à cidade de Jerusalém. “Eu não vou sair daqui”, disse o jovem israelita Aziz à agência Lusa, enquanto aguardava numa fila a passagem dos tanques que bloqueou a estrada usada pelos civis para se dirigirem sobretudo para norte.
Hoje, sexta-feira, é o dia mais sagrado da semana para a religião muçulmana e várias mesquitas por todo o Israel foram encerradas pelas forças de segurança para evitar os apelos a eventuais protestos de palestinianos.
Hamas rejeita ultimato para saída de civis
O grupo islamita Hamas rejeitou o ultimato de 24 horas dado pelo exército israelita para que os civis se retirassem do norte da Faixa de Gaza. A ordem israelita implica a deslocação de cerca de metade dos 2,3 milhões de pessoas que residem na Faixa de Gaza.
“O nosso povo palestiniano rejeita a ameaça dos dirigentes da ocupação [israelita] e os seus apelos para que abandonem as suas casas e fujam para o sul ou para o Egito”, disse o Hamas num comunicado citado pela agência francesa AFP.
A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês), criticou a ordem israelita e anunciou esta sexta-feira que se retirou para o sul da Faixa de Gaza.
Entretanto, o Irão avisou os Estados Unidos de que “devem controlar Israel” se quiserem evitar uma guerra regional na sequência da escalada do conflito israelo-palestiniano. “A América quer permitir que Israel destrua Gaza, e isso é um erro grave”, disse o chefe da diplomacia iraniana, Hossein Amir-Abdollahian, durante uma visita a Beirute, citado pela agência francesa AFP.
“Se os americanos querem impedir o desenvolvimento da guerra na região, devem controlar Israel”, advertiu, em declarações aos jornalistas na capital libanesa.
A escalada no conflito israelo-palestiniano foi desencadeada pela incursão sem precedentes do Hamas em Israel no sábado, matando civis e militares e fazendo mais de uma centena de reféns, levados para a Faixa de Gaza.
Desde então, o conflito provocou mais de 1.300 mortos do lado israelita e mais de 1.500 do lado palestiniano. Os bombardeamentos israelitas provocaram também mais de 423 mil deslocados na Faixa de Gaza.
(Notícia atualizada pela última vez às 12h com posição do Irão)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Israel avisa que vai usar “força significativa” em Gaza. Hamas rejeita ultimato para saída de civis
{{ noCommentsLabel }}