A Fundação Jiménez Díaz ganha o Prémio Top 20 em ‘Gestão Hospitalar Global’

  • Servimedia
  • 25 Outubro 2023

A Fundação Jiménez Díaz foi premiada na XXIV edição do programa Top 20, que a IQVIA realiza anualmente há quase meio século para reconhecer as boas práticas do setor hospitalar.

Nesta edição dos prémios, que bateu um novo recorde de participação de centros hospitalares públicos e privados de várias comunidades autónomas e cuja cerimónia ocorreu ontem em Madrid, o hospital universitário recebeu três prémios que reconhecem sua “excelência hospitalar” e foram recebidos pelos responsáveis pelas respetivas áreas.

Entre os prémios concedidos à Fundação Jiménez Díaz, destaca-se novamente, pelo sexto ano consecutivo, o Prémio Top 20 na categoria de ‘Gestão Hospitalar Global’, dentro do grupo de ‘Grandes Hospitais de referência regional e nacional’, que foi recebido pelo Dr. Javier Arcos, gerente e diretor médico do hospital, das mãos da Dra. Almudena Quintana, diretora assistencial do Serviço Madrileno de Saúde (Sermas), acompanhado das Dras. Ana Leal e Marta Cremades, subdiretoras do centro, e de Ana Gloria Moreno, diretora de Enfermagem.

A IQVIA também reconheceu a Fundação Jiménez Díaz com os Prémios Top 20 na ‘Área Digestiva’, dentro do grupo de ‘Hospitais com cirurgia geral de alta complexidade’, e Top 20 na ‘Área de Rim e Vias Urinárias’, dentro do nível de ‘Hospitais com cirurgia urológica’. Ambos os prémios foram recebidos, respetivamente, pelos Drs. Benjamín Polo e Héctor Guadalajara, chefes associados dos serviços de Aparelho Digestivo e Cirurgia Geral e Digestiva do hospital madrileno, e pelo Dr. Alberto Ortiz, chefe do Serviço de Nefrologia, e Dra. Carmen González, chefe do Serviço de Urologia do centro universitário.

A Fundação Jiménez Díaz conquistou os três prémios Top 20, se destacando entre os 185 hospitais participantes – 57% deles públicos e 43% privados – de diferentes comunidades autónomas, que foram reconhecidos como os mais avançados e eficientes em função do seu tamanho e gestão, em nove áreas. São elas: ‘Digestivo’ e ‘Rim e Vias Urinárias’, além de ‘Sistema Nervoso’, ‘Coração’, ‘Músculo esquelético’, ‘UTI’ e ‘Pediatria’ – especialidades em que o hospital madrileno também foi finalista, sendo especialmente destacada a última, que é nova este ano e na qual a Fundação Jiménez Díaz também foi candidata -, ‘Mulher’ e ‘Sistema Respiratório’.

OUTROS PRÉMIOS

Além disso, os outros três hospitais da Quirónsalud integrados na rede pública de Madrid (Sermas) também foram reconhecidos nesta edição do programa Top 20 em diferentes áreas assistenciais. Assim, o Hospital Universitário Rey Juan Carlos (Móstoles) recebeu o prémio na categoria de ‘Gestão Hospitalar Global’, dentro do grupo de ‘Hospitais com especialidades de referência’, enquanto o Hospital Universitário Infanta Elena (Valdemoro) foi premiado com dois prémios Top 20 na Área Digestiva, como ‘Hospital com cirurgia geral comum’, e na Atenção ao Paciente Crítico, no nível de ‘Hospitais sem neurocirurgia’, categoria pela qual também foi premiado o Hospital Universitário General de Villalba (Collado Villalba).

Segundo explica a organização, este programa é baseado em indicadores objetivos obtidos a partir de informações extraídas do conjunto mínimo básico de dados que todos os centros reportam sobre os pacientes hospitalizados, e na qual participam hospitais públicos e privados de forma gratuita, voluntária e anónima; um processo de comparação no qual os centros não são avaliados conjuntamente, mas sim analisados com base no estabelecimento de níveis de acordo com seu tamanho e grau de especialização.

Nesse sentido, Carles Illa, diretor da área de Healthcare da IQVIA, destacou durante o evento que “o programa Top 20 tem evoluído para uma abordagem voltada para processos clínicos específicos, contribuindo para que as organizações disponham da ferramenta mais precisa para analisar detalhadamente tanto seus pontos fortes quanto os aspetos a serem melhorados”. E acrescentou que “o efeito transformador que o Top 20 vem experimentando está conectado a outras iniciativas que vão além do tradicionalmente possível e que aspiram a converter não apenas nossa rede hospitalar, mas todo o sistema de saúde”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Fundação Jiménez Díaz ganha o Prémio Top 20 em ‘Gestão Hospitalar Global’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião