O CLÁSSICO renova-se e estreará neste sábado uma experiência interativa utilizando realidade aumentada e Inteligência Artificial

  • Servimedia
  • 26 Outubro 2023

Este jogo será o primeiro da LALIGA a ter identidade gráfica própria, estarão disponíveis 38 câmaras, mais 13 do que em outro jogo da LALIGA, para captar tudo o que acontecer dentro e fora do campo.

A três dias do primeiro CLÁSSICO entre o Barça e o Real Madrid desta temporada, a LALIGA apresentou a nova identidade gráfica do encontro por excelência da competição, tornando-o o primeiro jogo da era da LALIGA a ter sua própria imagem gráfica.

A ideia desta nova identidade é baseada no conceito de eclipse, como um encontro “que eclipsa tudo”, com uma “aparência astronómica”, de acordo com um comunicado emitido pela LALIGA. A chegada do CLÁSSICO, o jogo entre clubes mais assistido do futebol mundial, que alcança um público potencial de 650 milhões de pessoas de todos os cantos do mundo através de emissoras internacionais, será também o primeiro da “Nova Era da LALIGA” a estrear várias novidades tecnológicas, potencializando a cobertura audiovisual da competição.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial e o Big Data estarão presentes por meio da Microsoft, na frente e atrás das câmaras. E é que os clubes estrearão neste jogo os novos ‘Surface Pro’ de desempenho, que buscam impulsionar o uso de dados para a tomada de decisões a partir do banco. Os tablets, no âmbito do projeto Beyond Stats, e que contam com os dados do Mediacoach, estarão disponíveis nos bancos de reservas e nos treinos para receber alertas e métricas de jogo em tempo real. Enquanto isso, os espetadores poderão desfrutar durante a transmissão audiovisual das estatísticas em tempo real e dos gráficos em 3D do Beyond Stats powered by Microsoft.

A introdução desses elementos tentará “homogeneizar seu uso pelos 42 clubes da LALIGA e potencializar o uso ótimo dessa tecnologia, impulsionando a agilidade e rapidez na obtenção e sincronização dos dados coletados pelas 16 câmaras de rastreamento ótico e as 3 táticas dos 42 estádios da LALIGA, que são processados quase que imediatamente e permitem a consulta em tempo real de dados de desempenho e médicos a partir do banco”, de acordo com o comunicado.

Além disso, para melhorar a experiência do torcedor e o trabalho dos comentaristas, a LALIGA também lançou uma nova ação para que os torcedores possam comentar ao vivo os jogos com um sinal multicâmara que incorpora um chat do jogo e um código QR para aceder uma nova experiência do que acontece no campo.

Entre outras novidades, o jogo, que será transmitido pelo DAZN LALIGA, com a produção da GRUP MEDIAPRO, contará com “uma grande cobertura audiovisual que será potencializada com mais câmaras do que nunca, até 38” – 13 a mais do que em outro jogo da LALIGA – “para mostrar ao espetador planos fora do comum, destacando 2 câmaras Ultra Slow para acompanhar os jogadores em destaque de cada equipa, 2 câmaras robotizadas em travelling atrás dos golos e 2 câmaras cinematográficas com imagens em câmara lenta, exclusivas da LALIGA e MEDIAPRO”.

Este encontro também contará com “sinais multicâmara, inteligência artificial aplicada aos dados, a mais recente produção audiovisual e os gráficos em realidade aumentada mais avançados”, transformando-o na “maior experiência televisiva para todos os torcedores do mundo”.

Com a estreia nesta temporada das transmissões por incentivos, os espetadores também poderão ver o acesso habitual aos vestiários, ou entrevistas rápidas com jogadores e treinadores antes e pós-jogo, entre outros novos conteúdos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O CLÁSSICO renova-se e estreará neste sábado uma experiência interativa utilizando realidade aumentada e Inteligência Artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião