Estudantes da UAX criam um veículo autónomo inteligente que melhorará a gestão do campus e o atendimento aos visitantes e estudantes
O inteligente Rover, projetado e montado por estudantes da UAX, percorrerá o campus de Villanueva de la Cañada.
Os estudantes da Universidade Alfonso X el Sabio avançam na criação de um Gémeo Digital do campus de Villanueva de la Cañada, um esforço notável para analisar e padronizar dados de um espaço de mais de 10 hectares.
Como parte desse projeto, e utilizando a inovadora metodologia UAXmaker, os alunos desenvolveram um veículo inteligente autônomo capaz de guiar os visitantes e acompanhar pessoas com deficiências sensoriais no campus universitário.
O veículo foi definido, prototipado, montado e testado por uma equipe multidisciplinar de estudantes de Engenharia em Design Industrial, Engenharia Eletrónica e Engenharia Mecânica, que trabalhou em conjunto com a empresa Avanade, fornecedora líder de serviços de consultoria, digital e nuvem, que possui seu espaço de inovação (LAB) nas instalações da UAX.
Este projeto faz parte do modelo educacional da Universidade Alfonso X el Sabio, o UAXmaker, no qual empresas líderes propõem desafios aos estudantes da universidade, que têm a oportunidade de colaborar na resolução desses desafios com colegas de diferentes áreas de estudo, ao mesmo tempo em que entram em contacto com o mundo empresarial.
O desenvolvimento deste Rover é parte de um projeto ainda maior, a criação de um Gémeo Digital do campus da Universidade Alfonso X el Sabio em Villanueva de la Cañada. Isso significa que a universidade contará com um modelo virtual que replica o espaço, e por meio de ferramentas como este veículo autónomo, coleta e analisa dados para aprimorar a gestão dos seus recursos e garantir a sustentabilidade do campus.
Para Ramón Miranda, Diretor de Inovação Tecnológica para a Europa da Avanade, essa iniciativa “cria um vínculo direto entre a universidade e as empresas, gerando um cenário em que podemos colaborar diretamente com os estudantes, trabalhar com eles e conhecer suas melhores qualidades como profissionais. Para nós, esse modelo é uma fonte de aprendizado para jovens inovadores e inquietos, e uma fonte de talento”.
“Projetos como este, apoiados por uma empresa do porte da Avanade, nos permitem pensar em soluções práticas para os desafios que enfrentaremos no nosso dia a dia quando terminarmos nossos estudos. Com essa experiência estaremos muito melhores preparados e teremos mais habilidades para nos desenvolver no mundo empresarial”, afirma Jesús Jiménez, estudante do curso de Engenharia Mecânica da UAX.
UAXMAKER
A Universidade Alfonso X el Sabio impulsiona o modelo educacional UAXmaker, no qual os estudantes enfrentam desafios reais propostos por empresas líderes de setores diversos, como Quirónsalud, B2Space ou Avanade, entre outras.
Essa metodologia promove modelos de trabalho colaborativo e multidisciplinar, com equipas compostas por alunos de diferentes áreas de estudo, replicando o sistema de trabalho do ambiente corporativo. Além disso, durante o desenvolvimento dos projetos, os alunos têm contato direto com as necessidades reais das empresas e seus profissionais, gerando soluções inovadoras e desenvolvendo habilidades de trabalho em equipa fundamentais para sua futura carreira.
Dessa forma, a UAX dá um passo adiante em sua estratégia de co-criação com as empresas líderes, formando profissionais resilientes que trabalham de forma eficiente em equipes multidisciplinares.
Os desafios lançados pelas empresas, e que estão avançando significativamente, abrangem setores tão diversos como o espacial, saúde, direito ou marketing. Com isso, a UAX integra sua metodologia em todas as áreas educacionais, potencializando as habilidades dos seus estudantes e preparando-os para impactar a sociedade do futuro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estudantes da UAX criam um veículo autónomo inteligente que melhorará a gestão do campus e o atendimento aos visitantes e estudantes
{{ noCommentsLabel }}