Inflação na Zona Euro baixa para 2,9%. É valor mais baixo desde julho de 2021
A taxa de inflação na Zona Euro terá passado de 4,3% em setembro para 2,9% em outubro. A confirmar-se, terá sido a segunda maior correção trimestral desde 1997.
A inflação continua a abrandar na Zona Euro. De acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, a taxa de inflação homóloga no espaço da moeda única terá alcançado os 2,9% em outubro, o valor mais baixo desde julho de 2021 e menos 1,4 pontos percentuais face aos 4,3% registados em setembro.
A confirmarem-se as projeções do gabinete de estatísticas da União Europeia, outubro será o 12.º mês consecutivo de abrandamento da taxa de inflação homóloga na Zona Euro e a segunda maior correção mensal desde 1997 — a maior ocorreu em março deste ano, quando a taxa de inflação homóloga corrigiu 1,6 pontos percentuais.
No entanto, é importante notar que esta correção surge também por um efeito de base. Em outubro do ano passado, a taxa de inflação homóloga na Zona Euro, que é medida através do Índice Harmonizado de Preços do Consumidor (IHPC), atingiu os 10,6%, o valor mais elevado deste a adoção do Euro.
Analisando em mais detalhe a composição dos vários itens da inflação da Zona Euro, o Eurostat revela que “espera-se que os produtos alimentares, o álcool e o tabaco apresentem a taxa anual mais elevada em outubro (7,5%, em comparação com 8,8% em setembro), seguidos dos serviços (4,6%, em comparação com 4,7% em setembro), dos produtos industriais não energéticos (3,5%, em comparação com 4,1% em setembro) e da energia (-11,1%, em comparação com -4,6% em setembro).”
Entre os 20 Estados-membros da Zona Euro, a Eslováquia e a Croácia são os países com as mais elevadas taxa de inflação, contabilizando em outubro uma subida homóloga da generalidade dos preços de 7,8% e 6,7%, respetivamente.
No canto oposto está a Bélgica e os Países Baixos, os dois únicos países do espaço da moeda única que registam atualmente uma taxa de inflação negativa, como resultado de uma contração homóloga dos preços em outubro de 1,7% e 1%, respetivamente.
Portugal fica a meio da tabela, ligeiramente acima da média da Zona Euro, contabilizando em outubro uma taxa de inflação homóloga também medida pelo IHPC de 3,3%, que compara com 4,8% registado em setembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação na Zona Euro baixa para 2,9%. É valor mais baixo desde julho de 2021
{{ noCommentsLabel }}