Os irrigantes do canal Segarra-Garrigues preveem restrições na campanha de rega de 2024 se as condições não mudarem
A Junta da Comunidade de Irrigantes do Segarra-Garrigues analisou a situação atual das reservas do Sistema Oliana-Rialb.
A Junta do Governo da Comunidade Geral de Irrigantes do Canal Segarra-Garrigues alertou que, se não chover, a campanha de rega de 2024 começará com restrições.
Na reunião realizada na última quinta-feira, foi analisada a situação em que se encontram as reservas do Sistema Oliana-Rialb. “Prevê-se que, se as condições meteorológicas não melhorarem muito e se ocorrerem chuvas ou nevadas significativas que aumente consideravelmente as reservas de água disponíveis para a campanha de rega de 2024, teremos que começar a campanha com restrições”, afirma o presidente da Comunidade de Irrigantes do Segarra-Garrigues, Josep Ma Jové.
Jové explica que “no caso de ocorrerem, essas restrições serão aplicadas a todas as culturas e com base em uma alocação que será estabelecida previamente com o IRTA (Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agrícola) para cada tipo de cultura, levando em conta a água disponível”. Essa decisão poderá ser modificada à medida que os dados de disponibilidade das reservas do Sistema Oliana-Rialb forem atualizados.
A possibilidade de implementar essa solução, que permite o uso máximo eficiente da água disponível a todo momento, baseia-se no fato de existir um sistema de telecontrolo individualizado para cada propriedade que permite ajustar as alocações das propriedades à situação real de disponibilidade de água.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os irrigantes do canal Segarra-Garrigues preveem restrições na campanha de rega de 2024 se as condições não mudarem
{{ noCommentsLabel }}