Iniciativa Liberal fala em “sorvedouro” e acusa Governo de ter “enterrado” 400 milhões na Efacec
Líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, acusa Governo de "enterrar" 400 milhões de euros na Efacec. "Mais um enorme sorvedouro" do dinheiro dos contribuintes "apadrinhado pelos socialistas".
O líder da IL, Rui Rocha, acusou o Governo de ter enterrado 400 milhões de euros na Efacec, valor que, disse, supera a verba do Orçamento do Estado para 2024 “para toda a economia durante um ano”.
“Entre injeção direta, suprimentos e obrigações, sabe-se agora que o Governo de António Costa enterrou 400 milhões de euros dos contribuintes na Efacec“, refere Rui Rocha numa mensagem publicada através da sua conta no X (antigo Twitter), considerando tratar-se de “mais um enorme sorvedouro” do dinheiro dos contribuintes “apadrinhado pelos socialistas”.
Tweet from @ruirochaliberal
Esta terça-feira, a Parpública (do Estado) vendeu a totalidade da Efacec (nacionalizada em 2020) ao fundo de investimento alemão Mutares, depois de ter obtido a aprovação da Comissão Europeia.
O Estado pôs mais 160 milhões de euros na empresa, tendo o Governo explicado numa conferência de imprensa do ministro da Economia, António Costa Silva, e do secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, a propósito da privatização da Efacec, que sem ‘limpar’ a situação financeira da empresa, não a conseguiria vender.
Este valor soma-se aos 200 milhões de euros que o Estado já pôs na empresa nos últimos 20 meses (para pagar custos fixos, desde logo salários). Ainda na esfera do Estado, o Banco de Fomento tem 35 milhões de euros em obrigações (convertíveis em capital) da Efacec.
Numa reação ao desfecho da venda da Efacec, o líder da Iniciativa Liberal comparou estes valores com a verba que o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) canaliza para a economia.
“Se considerarmos os 180 milhões de euros para capitalização e outros programas avulsos, podemos chegar, com boa vontade, a 300 milhões canalizados para as empresas no Orçamento do Estado para 2024. António Costa pôs mais 100 milhões numa única empresa do que prevê no Orçamento do Estado para toda a economia durante um ano”, escreveu o líder liberal, lamentando que o ministro da Economia tenha considerado que hoje “é um dia feliz”.
A Mutares prevê que a Efacec atinja o equilíbrio em cinco anos (breakeven) e tem a obrigação de se manter na empresa pelo menos durante três anos (sem vender). A Efacec tem cerca de 2.000 trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Iniciativa Liberal fala em “sorvedouro” e acusa Governo de ter “enterrado” 400 milhões na Efacec
{{ noCommentsLabel }}