Lucros da Parpública aumentam 6,2% no primeiro semestre

  • Lusa
  • 3 Novembro 2023

O grupo revelou que a sua dívida financeira consolidada “manteve a tendência decrescente, ficando em 1,8 mil milhões de euros, representando uma diminuição de 12,2%" face a dezembro de 2022.

A Parpública registou resultados líquidos de 86 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, um aumento de 6,2% em relação ao período homólogo, adiantou a empresa, que gere várias participações do Estado, em comunicado.

O grupo revelou ainda que a sua dívida financeira consolidada “manteve a tendência decrescente, ficando em 1,8 mil milhões de euros, representando uma diminuição de 12,2% face ao montante registado a 31 de dezembro de 2022”.

“A capacidade de resistência e de reação das empresas do grupo Parpública foi evidenciada no primeiro semestre de 2023, com todos os segmentos de negócio a alcançar resultados positivos num cenário global complexo, influenciado pelo confronto na Ucrânia, a persistente alta taxa de inflação, o aumento das taxas de juro, bem como os desafios tecnológicos e as preocupações climáticas prementes”, acrescentou.

O grupo indicou ainda que a sua “estratégia de redução de endividamento tem contribuído para a melhoria generalizada dos indicadores financeiros”, destacando “os incrementos nos rácios de solvabilidade e de autonomia financeira, atingindo 233% e 70%, respetivamente”.

O grupo indicou ainda que, “relativamente à holding Parpública, o resultado líquido registado ascendeu a 35 milhões de euros, valor que compara com os 36,2 milhões de euros do primeiro semestre de 2022”, justificando a “pequena redução nos resultados líquidos” sobretudo com a “diminuição dos dividendos recebidos das empresas participadas”.

O grupo disse que “tem gerido proativamente o exigente enquadramento macroeconómico com um forte empenho na otimização da eficiência dos resultados, nomeadamente através de um crescimento sustentado das margens brutas das vendas”, antecipando, que durante o segundo semestre de 2023 se manterá “o acompanhamento ativo das participadas, bem como o apoio contínuo à tutela e ao acionista nas diversas iniciativas em curso”.

(notícia atualizada às 18h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Parpública aumentam 6,2% no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião