As universidades Politécnica de Madrid, Alfonso X el Sabio e Pública de Navarra têm a maior taxa de emprego entre seus alunos, segundo a Forbes

  • Servimedia
  • 8 Novembro 2023

As universidades politécnicas estão entre aquelas com maior taxa de empregabilidade devido ao seu foco em cursos de informática e engenharia.

A educação universitária na Espanha está se dirigindo para modelos educacionais mais práticos e com cursos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho, como estratégia para aumentar a taxa de emprego para os recém-formados no nosso país. Essa é uma iniciativa analisada no último ranking da revista Forbes, que lista as universidades com maior taxa de emprego entre seus alunos, destacando a Universidade Politécnica de Madrid, a Universidade Alfonso X el Sabio e a Universidade Pública de Navarra.

De acordo com o ranking da Forbes, a especialização da universidade escolhida pode ser decisiva no currículo dos jovens para encontrar o seu primeiro emprego. Nesse aspeto, destaca-se a Universidade Alfonso X el Sabio, que tem a maior proporção de graduados trabalhando na área que estudaram.

Outros fatores que também afetam o nível de empregabilidade são os cursos escolhidos, entre os quais se destacam Medicina, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Computação ou Engenharia Industrial, e Ciência da Computação como aqueles com melhores taxas de emprego para os recém-formados.

Portanto, as universidades politécnicas, que oferecem cursos de informática ou diferentes áreas da engenharia, estão entre aquelas com maior taxa de emprego. É o caso da Universidade Politécnica de Madrid, Catalunha ou Cartagena.

TAXA DE EMPREGO

A Universidade Politécnica de Madrid (UPM) está entre as melhores universidades politécnicas espanholas. De acordo com várias classificações, a UPM tem uma taxa de emprego superior a 80%. Ela é composta por 21 Escolas Técnicas e Faculdades nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Desporto e Design de Moda, que oferecem cerca de 40 cursos de graduação distribuídos em quatro campus localizados na Comunidade de Madrid.

A Universidade Alfonso X el Sabio tem a maior proporção de graduados trabalhando na área de estudo que cursaram, com uma taxa próxima a 90%, promovida graças aos 8.800 acordos assinados com empresas. A harmonização do seu modelo de ensino e suas graduações com o mercado de trabalho é um dos grandes valores desta universidade. Na sua oferta educacional, destacam-se os cursos de Business & Tech, com graduações em Ciência de Dados e Inteligência Artificial ou Inteligência de Negócios; assim como as graduações na área da saúde, como medicina, enfermagem, veterinária e odontologia, entre outras.

A Universidade Pública de Navarra é uma das universidades espanholas que mais contribui para o desenvolvimento regional. Ela possui dois campi em Pamplona e Tudela, onde oferece 25 cursos de graduação e dupla graduação, e sua taxa de empregabilidade ultrapassa os 80%, uma das mais altas do país. A sua atividade de pesquisa destaca-se especialmente.

Para selecionar as 10 universidades da Espanha com maior taxa de empregabilidade entre seus alunos, a Forbes levou em consideração as principais classificações de excelência educacional em nível nacional e internacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As universidades Politécnica de Madrid, Alfonso X el Sabio e Pública de Navarra têm a maior taxa de emprego entre seus alunos, segundo a Forbes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião