Sandra Maximiano já recebeu parecer positivo da CReSAP para a presidência da Anacom
Economista convidada para substituir João Cadete de Matos diz que crise política causa incerteza sobre audição no Parlamento, mas acredita que poderá ter lugar logo a seguir à aprovação do OE.
A economista e professora do ISEG Sandra Maximiano confirmou ao ECO que já recebeu o parecer positivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) para desempenhar o cargo de presidente da ANACOM. Falta agora ser ouvida na Assembleia da República, uma audição cujo timing implica “incerteza” no contexto da crise política.
“A audição com a CReSAP teve lugar, online, a 24 de outubro e resultou num parecer positivo”, disse Maximiano. “Houve aqui algum atraso, pois fui convidada para o cargo em meados de agosto, o pedido da audição seguiu em setembro, mas só aconteceu perto do final de outubro“.
Este atraso, sublinhou a convidada para substituir João Cadete de Matos na liderança do regulador do mercado das comunicações, levou a agora a uma “grande incerteza” sobre o agendamento da audição parlamentar, tendo em conta os acontecimentos políticos da semana passada.
O Presidente da República, na quinta-feira, optou pela dissolução da Assembleia da República e a marcação de eleições para 10 de março de 2024. Depois de ouvir os partidos e o Conselho de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa informou ainda, em declaração ao país, que vai deixar passar o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) do Governo demissionário de António Costa e só depois, no início de dezembro, irá formalizar a exoneração.
António Costa pediu a demissão do cargo de primeiro-ministro na quarta-feira após ter tido conhecimento que estava a ser investigado pelo Ministério Público, no âmbito de suspeições de corrupção ligadas aos negócios do lítio e hidrogénio verde.
Segundo Sandra Maximiano, a informação que tem é que não deverão existir audições antes da aprovação do OE2024, mas acredita que o assunto ANACOM será prioritário logo a seguir, para ficar encerrado ainda nesta legislatura.
Sandra Maximiano é atualmente professora no ISEG, instituição onde fez a licenciatura em Economia e também o mestrado. Doutorou-se na Universidade de Amesterdão e deu aulas na Universidade de Purdue e em Chicago. Além da vida académica, escreve mensalmente uma coluna de opinião no Expresso sobre variados temas ligados à economia e à sociedade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sandra Maximiano já recebeu parecer positivo da CReSAP para a presidência da Anacom
{{ noCommentsLabel }}