António Costa fala hoje ao país às 20.00

O ainda Primeiro-ministro fala hoje ao país, dias depois da sua demissão e de Marcelo Rebelo de Sousa ter dissolvido o Parlamento. António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público.

O ainda Primeiro-ministro fala hoje ao país, dias depois da sua demissão e de Marcelo Rebelo de Sousa ter dissolvido o Parlamento.

Segundo o que apurou o Observador, a declaração vai servir para dar explicações sobre a política de investimentos associada ao processo judicial em investigação.

António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e um centro de dados em Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.

O Ministério Público (MP) considera que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus, responsável pelo centro de dados, de acordo com a indiciação, que contém várias outras referências a António Costa.

No dia da demissão, Costa recusou a prática “de qualquer ato ilícito ou censurável”.

De acordo com o MP, no processo dos negócios do lítio, hidrogénio verde e do centro de dados em Sines podem estar em causa os crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e tráfico de influência.

A operação de terça-feira do Ministério Público – no âmbito do processo “Operação Influencer”- levou à detenção de cinco pessoas para interrogatório e a constituição de quatro arguidos, designadamente o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o advogado e antigo porta-voz do PS, João Tiago Silveira, e a empresa Start Campus.

Depois desta demissão e do Conselho de Estado se ter reunido na quinta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas para 10 de março. Costa será exonerado em dezembro e fica em funções até tomada de posse do próximo Governo. Para dia 15 de janeiro está marcada a dissolução do Parlamento.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa fala hoje ao país às 20.00

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião