David Cameron regressa ao Governo britânico como ministro dos Negócios Estrangeiros
Antigo primeiro-ministro britânico, que se demitiu em 2016 após o referendo do Brexit, está de regresso à política na sequência do afastamento da ministra do Interior, Suella Braverman.
O antigo primeiro-ministro britânico David Cameron foi nomeado esta segunda-feira ministro dos Negócios Estrangeiros, substituindo James Cleverly, que passou para o Ministério do Interior, anunciou o primeiro-ministro, Rishi Sunak.
O regresso de David Cameron, que se demitiu em 2016 após o referendo do Brexit, implicou a sua nomeação para a Câmara dos Lordes, pois para fazer parte do Governo é obrigatório fazer parte de uma das Câmaras do Parlamento britânico.
Na rede social X (antigo Twitter), o antigo chefe do Governo britânico escreveu um longo texto em que refere como prioridades o apoio aos países aliados e o reforço das parcerias. “Estamos perante um conjunto assustador de desafios internacionais, incluindo a guerra na Ucrânia e a crise no Médio Oriente. Neste momento de profunda mudança global, raramente foi tão importante para este país apoiar os nossos aliados, reforçar as nossas parcerias e garantir que a nossa voz é ouvida”, disse.
Tweet from @David_Cameron
A remodelação governamental em curso resultou da demissão de Suella Braverman de ministra do Interior, inicialmente avançada pela comunicação social britânica, a qual era motivo de rumores há vários dias devido a declarações controversas feitas pela antiga governante.
Na semana passada, publicou um artigo no jornal The Times no qual acusou a polícia de favoritismo por permitir uma manifestação pró-palestiniana no sábado, cujos participantes caracterizou como “manifestantes pelo ódio”. O gabinete de Sunak confirmou mais tarde que a versão final do texto não tinha sido aprovada.
O primeiro-ministro e outros membros do Governo também se distanciaram dos comentários na semana passada de Braverman, que descreveu que viver sem abrigo pode ser uma “escolha de estilo de vida”.
A antiga ministra disse esta segunda-feira que “foi o maior privilégio” servir como ministra do Interior, acrescentando que terá “mais a dizer na devida altura”.
Oposição diz que nomeação de Cameron é “ato de desespero”
O Labour (Partido Trabalhista, em português), que lidera as sondagens no Reino Unido há mais de um ano, descreveu a nomeação do antigo primeiro-ministro britânico como “um último ato de desespero”.
“David Cameron foi um primeiro-ministro desastroso. Este é um último ato de desespero de um governo desprovido de talento e de ideias. No meio de uma crise internacional, Sunak escolheu um falhado não eleito do passado que os deputados nem sequer podem responsabilizar”, afirmou David Lammy, secretário do Governo sombra com a mesma pasta que Cameron.
Tweet from @DavidLammy
(Notícia atualizada às 11h17)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
David Cameron regressa ao Governo britânico como ministro dos Negócios Estrangeiros
{{ noCommentsLabel }}