Unilever partilha patentes de reformulação com os fabricantes de gelados para reduzir as emissões provenientes dos frigoríficos
A Unilever concederá uma licença do uso de até 12 patentes de reformulação, após o sucesso de dois projetos para aumentar a temperatura dos seus frigoríficos, visando reduzir as emissões de carbono.
Conforme informado pela empresa nesta sexta-feira, o acesso a essas patentes ajudará a indústria a reformular os seus gelados para que se mantenham estáveis a uma temperatura de congelamento menos fria: -12 °C, em vez da norma industrial atual de -18 °C. Espera-se que, partilhando essas patentes com outros fabricantes de gelados, “a indústria possa avançar de maneira mais eficiente em termos energéticos em todo o mundo”.
Em 2022, a Unilever anunciou o propósito de aumentar a temperatura dos seus frigoríficos de gelados, garantindo ao mesmo tempo a excelente qualidade e experiência do consumidor. Desde então, as pesquisas realizadas em Colworth, o Centro Global de P&D de Sorvetes da Unilever, e dois projetos-piloto na Alemanha confirmaram uma redução de energia de cerca de 25% por frigorífico ao aumentar a temperatura para -12 °C, o que representa uma melhoria para o meio ambiente e uma economia económica.
O diretor de Gelados Retail da Unilever na Espanha, Javier Gutiérrez, afirmou que “onde podemos ter um impacto maior na redução da pegada de carbono é no uso de produtos lácteos e no consumo de energia da cadeia de frio”.
“A temperatura em que os gelados são mantidos desde a fabricação até o consumo tem sido praticamente inalterada desde o início da produção de gelados há mais de 100 anos, entre 18 e 20 graus negativos. Mudar para uma temperatura mais alta, -12 graus negativos, nos permitirá reduzir o impacto da pegada de carbono em 20% a 30% em relação ao consumo de energia relacionado à temperatura.”
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