Factorenergia ganhou 34 milhões em 2022 e teve vendas de 915 milhões de euros, um aumento de 43%
Impulsionado pela aquisição de novos clientes, ajuste das tarifas para cima e assinatura de contratos de longo prazo.
O grupo, fundado por Emili Rousaud, destaca no seu relatório de gestão que o aumento das margens operacionais e o retorno à rentabilidade estão relacionados ao maior número de clientes (+13%), ao ajuste de preços e à assinatura de contratos de compra de gás e energia elétrica a longo prazo (PPA) com produtores eólicos e fotovoltaicos, conforme relatado pelo ‘Expansão’.
Factorenergia atingiu um recorde de receita de 915 milhões em 2022, em comparação com 639 milhões do ano anterior. A comercialização de eletricidade (479 milhões) foi o principal negócio, seguido pela representação de pequenos produtores (259 milhões), venda de gás (170 milhões) e negócio fotovoltaico (5,8 milhões). A comercialização de eletricidade e gás concentrou-se principalmente na Espanha (606 milhões) e Portugal (44 milhões).
Em declarações à referida media, Rousaud detalhou que este ano de 2023 será melhor do que o anterior, motivado pelo processo de internacionalização e pelos resultados “interessantes” que as filiais de Portugal e México trarão. Além disso, as subsidiárias da Bulgária e do Chile, que já conquistaram os primeiros clientes, também contribuem para isso.
ABERTURA DE CAPITAL
Quanto à possibilidade de retomar a abertura de capital, o CEO da Factorenergia confirmou que a decisão poderia ser tomada em 2024, quando o ambiente estiver adequado e a incerteza de todo o setor energético for esclarecida.
Além disso, o grupo continua apostando em novos projetos de inovação e transformação, como o apresentado neste mês de setembro: CreaEnergia, uma nova empresa nativa digital que propõe uma tarifa económica de fontes cem por cento renováveis – energia verde certificada – e utiliza a inteligência artificial generativa para o processo de aquisição e contratação de clientes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Factorenergia ganhou 34 milhões em 2022 e teve vendas de 915 milhões de euros, um aumento de 43%
{{ noCommentsLabel }}