Lucro da Sonae cai 36% para 135 milhões até setembro
Dona do Continente aumentou as vendas em 10% para mais de seis mil milhões de euros, mas lucro caiu. Aposta numa nova área de negócio: a Sparkfood, para investir em soluções alimentares sustentáveis.
A Sonae, dona da cadeia de retalho Continente, registou lucros de 135 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa uma quebra de 36% em relação ao mesmo período do ano passado.
O volume de negócios cresceu 10% para superar os seis mil milhões de euros, “impulsionado pelo desempenho da MC, que manteve a sua posição de liderança no mercado”, de acordo com os resultados divulgados esta quarta-feira ao mercado.
O EBITDA –lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – aumentou 7% para 581 milhões de euros, com a margem a cair 0,3 pontos percentuais, “dado os esforços contínuos dos negócios de retalho para absorver as pressões inflacionistas”.
A Sonae dá conta ainda de uma redução da dívida líquida neste período, que ajudou a “reforçar a forte posição financeira do grupo”.
Por área de negócio, a MC (retalho alimentar) registou um aumento das vendas de 9,6% para 4,8 mil milhões, enquanto a Worten (retalho eletrónica) teve um volume de negócios de 880 milhões, um aumento de 5,2%.
A Sonae tem ainda negócios no retalho de moda (Zeitreel), imobiliário (Sonae Sierra), tecnologias, serviços financeiros e telecomunicações (Nos), e acabou de lançar uma “nova avenida de crescimento”: a Sparkfood, que se dedica a investir em empresas inovadoras e que desenvolvem soluções alimentares sustentáveis e saudáveis.
A Sparkfood conta já com cinco investimentos realizados,” todos internacionais e um capital investido de 110 milhões de euros”, avança a Sonae.
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