Tesla Insurance. Clientes queixam-se de atrasos e falhas no sistema de avaliação de risco

  • Francisca Pinto Goncalves
  • 28 Novembro 2023

Elon Musk prometeu um seguro revolucionário para os proprietários de veículos Tesla. No entanto, clientes queixam-se de atrasos e erros no software utilizado.

Chanda Santiago, Mark Bova e Jonathan Garcia são três dos segurados da Tesla Insurance (Seguradora da Tesla) que revelaram como foram afetados pelo alegado subinvestimento na empresa à Reuters.

Invés de oferecer aos segurados reparos de acidentes no “mesmo dia”, como Musk prometera, alguns segurados têm esperado meses para receber reembolsos e, por vezes, vêem-se incapazes de entrar em contacto com a companhia que, ou não responde ou reponde desadequadamente às tentativas de contacto, escreve a agência.

Santiago e Garcia reclamaram do mau funcionamento do sistema de segurança, que alegadamente lança alertas mesmo quando não há perigo. Já Bova sofreu um acidente e esperou 7 meses para receber a indemnização do carro e ainda aguarda pelo pagamento das despesas médicas de um acidente alegadamente provocado pelo sistema de condução automatizado do Tesla.

A agência britânica dá conta que o Departamento de Seguros de Ohio, EUA, determinou que a Tesla desrespeitou as regulações de seguro do estado e ainda que o departamento estava a considerar iniciar investigações. A Reuters indica que o regulador se recusou a responder às questões lançadas.

Importa realçar que reclamações visando seguradoras são comuns. E ao não serem públicos, os dados que revelam o número de queixas das seguradoras, não é possível comparar as reclamações recebidas pela empresa de Elon Musk face às concorrentes.

Os queixosos utilizam as redes sociais e outras plataformas online para revelar o seu descontentamento com a demora de resposta eficaz e eficiente da Tesla Insurance.

Importa salientar que nem a Tesla nem Musk responderam às questões colocadas pela Reuters.

Génese da Tesla Insurance

A seguradora da Tesla foi criada para dar resposta aos clientes dos veículos automatizados, que consideravam as apólices oferecidas pela concorrência demasiado caras, e ainda afastavam potenciais clientes. Com esta seguradora, mais barata e supostamente ‘revolucionária’ nas respostas a sinistros, esperava-se aumentar as vendas do veículo.

Porém, a alegada falta de trabalhadores, chegando ao ponto de apenas estarem empregados cerca de doze peritos numa empresa que recebia centenas de sinistros, devido ao reduzido financiamento aplicado na seguradora, as críticas têm-se acumulado, relata a Reuters.

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