Vistage reúne empresários em Lisboa para debater a Liderança do Futuro
"Ser um grande líder, à frente do seu tempo”, foi o mote da iniciativa Vistage Encontro de Líderes 2023, que decorreu a 23 de novembro.
“Fazer com que cada líder seja um melhor líder e com que as empresas cresçam e o país também” foi o mote lançado por Miguel Pardo Calvo no início do Encontro de Líderes 2023. O Presidente da Vistage Portugal assume que o intuito do grupo é dirigir-se a pessoas “open minded e que queiram transformar as respetivas empresas, tornando-as à frente do seu tempo”. E, para falar de liderança, nada melhor do que ouvir a voz da experiência, por isso, durante o encontro, foram vários os testemunhos de CEO’s nacionais e internacionais.
Jeff Dewing diz não acreditar em liderança sem espírito de entreajuda. “Estamos neste mundo para nos ajudar uns aos outros. Quando temos essa atitude, a magia acontece”, refere o CEO do grupo Cloudfm, que se assume cada vez mais empenhado em salvar o planeta e que destaca o trabalho feito por algumas empresas do grupo, tais como a Mindsett e a TheReefCompany, na preservação dos Oceanos e na redução das emissões de dióxido de carbono.
Para Vítor Cordeiro, da Rotary, “não se pode falar em liderança sem falar em mudança”. Precisamente por isso, a ONG, que conta com 1.4 milhões de voluntários em todo o mundo, atua, sobretudo, em três frentes – Paz, Educação e Saúde – realizando ações globais que vão desde a atribuição de bolsas de estudo a jovens carenciados ao combate à poliomielite e ao fomento da saúde mental.
E foi precisamente para falar de saúde mental que Isabel Freire de Andrade subiu ao palco. A CEO da Bright Concept destacou a importância da “inteligência positiva” na liderança e deu alguns truques para que os líderes possam lidar com aquilo a que chama “pensamentos sabotadores”. A mental fitness coach destacou ainda cinco “poderes sábios” que considera importantes na liderança: “empatia, criatividade, curiosidade, proatividade e bússola – sentido de orientação.
Seguiu-se David Cavenor, da Amazon Web Services, que, num discurso descontraído, contou que a “Amazon lançou, no ano passado, 3.500 produtos e serviços, ou seja, mesmo sendo tão grande e com 1.5 milhões de colaboradores em todo o mundo, não deixou de inovar”. Cavenor reforçou ainda que a preocupação da empresa tem sido sempre o cliente e as suas necessidades e que essa é a chave para o sucesso.
Para o empresário Ricardo Costa, a chave também assenta na felicidade dos trabalhadores. Por isso, o CEO do Grupo Bernardo da Costa congratula-se de terem sido a primeira empresa portuguesa a criar o departamento da Felicidade. “Tem de haver uma liderança baseada na empatia, uma liderança humanizada. O novo líder tem de confiar e inspirar em vez de ordenar e controlar”, diz, deixando no entanto, um alerta: “em Portugal, temos trabalhadores mais bem formados e qualificados que os empregadores e isso é um problema. É preciso reter o talento nacional”. O empresário falou também sobre a evolução do mercado de trabalho e sobre as mudanças trazidas pela Inteligência Artificial, que considera bastante positivas, desde que haja atualização por parte dos CEO e dos colaboradores. Ricardo Costa deixou ainda no ar uma frase inspiradora, que simboliza a sua atitude perante a vida e os negócios: “Degrau a degrau, mudamos a escada do mundo”.
O “Vistage Encontro de Líderes” terminou com a intervenção do Diretor-Geral da Fundação Real Madrid, a propósito da utilização do desporto como forma de ajudar as pessoas, e com uma sessão de perguntas e respostas aos palestrantes sob o tema “Qual o papel do líder como inovador, tendo em conta a evolução exponencial da tecnologia?”.
Seguiu-se um cocktail, com o Jardim Botânico da Ajuda como pano de fundo. Um momento de networking e de pura descontração.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vistage reúne empresários em Lisboa para debater a Liderança do Futuro
{{ noCommentsLabel }}