“Sem Medo de Viver”, movimento que coloca os pacientes com cancro como exemplos de inspiração para a sociedade

  • Servimedia
  • 30 Novembro 2023

Fundação MD Anderson Cancer Center Espanha, lançou em colaboração com a Havas o movimento "Sem Medo de Viver" que coloca o paciente com cancro como exemplo de inspiração e superação para a sociedade.

No contexto deste lançamento, a Fundação MD Anderson Cancer Center Espanha também apresentou os resultados do estudo “Cancro: experiência emocional do paciente e seu ambiente”.

O movimento é apresentado com uma peça audiovisual que mergulha a audiência na quotidianidade do dia a dia com a doença de seis pacientes muito diferentes, pois o diagnóstico de cancro muda a vida, mas não deve impedir que ela seja vivida.

Quanto ao estudo, trata-se do primeiro estudo da Fundação que aborda de maneira inovadora o sentimento do entorno do paciente na Espanha, e foi lançado com um duplo objetivo: por um lado, ajudar os entes queridos do paciente a serem conscientes das ferramentas necessárias para contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida dos mesmos, através de uma gestão saudável das emoções; e, por outro lado, inspirar as pessoas a aprender com o crescimento pessoal dos pacientes com cancro, cuja atitude de vida e pró-atividade são exemplos.

Baseado em uma pesquisa realizada com 1.000 pessoas em toda a Espanha, o estudo destaca que, na gestão emocional, o paciente está à frente dos familiares; mais de 7 em cada 10 pacientes são capazes de reconhecer e expressar emoções durante o processo de diagnóstico, enquanto, no caso dos familiares, 1 em cada 4 sabe reconhecê-las, mas não consegue expressá-las. Nesse sentido, o primeiro conselho expressado de forma espontânea tanto por pacientes quanto por familiares para a gestão emocional é ter um espírito positivo e buscar apoio. No entanto, o segundo conselho mais mencionado pelos pacientes é aproveitar a vida e aproveitar o tempo; em contraste com familiares e amigos, que mencionam a confiança no tratamento e nos médicos.

Diante do diagnóstico, familiares e amigos reagem principalmente com um sentimento de atordoamento e paralisação (quase 40% afirmam isso), acima da atitude positiva e busca ativa de apoio e informações, que predomina entre os pacientes (56%). E é justamente essa atitude ativa que permite aos pacientes darem um passo à frente na gestão desses primeiros sentimentos.

A Fundação MD Anderson Cancer Center Espanha contou com a colaboração da Havas no desenvolvimento do movimento. Juntos, trabalharam para apresentar este projeto social que pretende despertar emoções e consciência na sociedade e, especialmente, nos pacientes com cancro, familiares ou amigos, para que o desejo de aproveitar a vida seja o seu lema.

“O movimento nasce com uma peça audiovisual emocionante e cheia de realismo e verdade, na qual os pacientes com cancro são mostrados em situações quotidianas cheias de atitude e positivismo, vivendo cada minuto ao máximo. Contar com a participação de Rosana com a trilha sonora do movimento com sua música ‘Sem medo’ é uma verdadeira honra”, declara Isabel Oviedo, diretora-gerente da Fundação MD Anderson Espanha. “Pretendemos inspirar e ajudar todas as pessoas a se levantarem todos os dias ‘Sem Medo de Viver’ e continuaremos nossos esforços em pesquisa, transferência de conhecimento, prevenção e conscientização e qualidade de vida, com o objetivo de transformar o cancro numa doença crónica com a qual se possa conviver”.

Precisamente com esse propósito, a Fundação também lança a comunidade “Sem Medo de Viver”, um ponto de encontro digital onde todas as pessoas interessadas podem consultar recursos informativos e motivadores, conhecer testemunhos de pacientes, profissionais de saúde especializados, familiares ou amigos, e aderir a esse espírito de enfrentar o diagnóstico, tratamento e superação da doença com entusiasmo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Sem Medo de Viver”, movimento que coloca os pacientes com cancro como exemplos de inspiração para a sociedade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião