Diagnóstico precoce e apoio ao paciente com HIV, chaves no Dia Mundial da SIDA 2023
Há 30 anos foi lançado o emocionante filme "Philadelphia" que abordava os preconceitos e injustiças enfrentados pelas pessoas com HIV. Desde este filme a realidade do HIV mudou drasticamente.
Os avanços médicos transformaram o significado dessa infeção: de uma sentença de morte para uma doença crónica e gestionável. No entanto, em termos sociais, o progresso nem sempre foi tão notável.
O Dia Mundial da AIDS procura apoiar as pessoas com HIV e lembrar daquelas que faleceram de doenças relacionadas à AIDS, evidenciando a realidade que ainda enfrentam as pessoas que vivem com o vírus. Principalmente considerando que são diagnosticados no mundo todo cerca de 150.000 mil novos casos a cada ano, sendo 3.000 deles no nosso país.
DIAGNÓSTICO
Aproximadamente 150.000 pessoas vivem com HIV na Espanha, das quais cerca de 7,5% não foram diagnosticadas. Quase metade desses diagnósticos são tardios, o que implica que os pacientes se encontram em condições piores e o tratamento e manejo da infeção são mais complexos.
Nesse sentido, é fundamental impulsionar estratégias de diagnóstico para que as pessoas com HIV possam receber tratamento mais cedo, alcançando um melhor estado de saúde e reduzindo a transmissão do vírus. Com esses objetivos, iniciativas como a “Deixa a tua Marca” são fundamentais. Um exemplo de projeto desenvolvido pela Sociedade Espanhola de Medicina de Emergência e Gilead, que permitiu detetar mais de 1.200 novos casos nos últimos 2 anos e reduziu o tempo de diagnóstico de um mês para uma semana, evitando assim 4.500 novas infeções. Para isso, mais de 100.000 sorologias foram feitas em mais de 120 hospitais por toda a Espanha.
É evidente que os avanços alcançados nos tratamentos antirretrovirais são inquestionáveis, mas a eficácia no controle virológico não deve ser o único critério no cuidado das pessoas com HIV, que ainda enfrentam questões a serem abordadas para garantir uma melhor qualidade de vida.
Embora tenham sido dados grandes passos no aspeto médico, no âmbito social nem tudo melhorou como deveria. Segundo o estudo “Crenças e Atitudes da População Espanhola em relação às pessoas com HIV em 2021”, quase 20% dos espanhóis evitariam o contacto com uma pessoa com HIV e 10% afirmam que não teriam nenhum tipo de relacionamento.
Essas afirmações estão presentes na nossa sociedade, e quando uma pessoa recebe a confirmação do seu diagnóstico, ela entra em uma espiral de preocupações, dúvidas e incertezas onde o sentimento de culpa é omnipresente.
Nesses momentos, é necessário um apoio de rede que permita reduzir a vertigem e o impacto psicológico causados pelo resultado positivo. Dessa forma, serão eliminados os falsos mitos, o apoio da família será estimulado e será assegurada uma vida saudável com adesão adequada ao tratamento. É nesse ponto que as ONGs desempenham um papel crucial. Associações como a Adhara, por exemplo, têm realizado o Programa de Pares há mais de 9 anos, um projeto de educação em saúde entre pessoas na mesma situação. Pessoas com HIV, previamente capacitadas de forma específica e profissional, acompanham e oferecem apoio a outras pessoas com a infeção, buscando proporcionar um melhor bem-estar emocional, físico e social.
Graças a esse suporte, intervenções podem ser desenvolvidas de acordo com a situação de cada indivíduo, sem medo de possíveis preconceitos. Exemplos comuns são dúvidas no início, como se é possível ter um relacionamento sexual ou romântico estável ou até mesmo ter filhos sem HIV.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diagnóstico precoce e apoio ao paciente com HIV, chaves no Dia Mundial da SIDA 2023
{{ noCommentsLabel }}