BRANDS' ECO Lisboa Unicorn Capital fez sucesso na Web Summit

  • BRANDS' ECO
  • 4 Dezembro 2023

O stand da Lisboa Unicorn Capital, na Web Summit, recebeu cerca de 50 mil pessoas, distribuídas por várias iniciativas. Mais de 180 startups contactaram fundos e investidores através do stand.

Lisboa consolida-se como a cidade da inovação e do empreendedorismo. A cidade de Unicórnios. Esta ambição ficou bastante vincada na mais recente edição da Web Summit, que terminou no passado dia 16 de novembro. Durante quatro dias, marcaram presença no evento 70.236 pessoas de 153 países, com 2.608 startups de diferentes indústrias, o que representa um verdadeiro recorde. Além disso, estiveram também presentes 906 investidores, de 52 nacionalidades diferentes.

À entrada do pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), o stand da Lisboa Unicorn Capital esteve no centro das atenções e recebeu cerca de 50 mil visitantes. Para as startups, foi o momento perfeito para se mostrarem e captarem o interesse de eventuais investidores. Além disso, a agenda incluiu também diversos eventos, paralelos à Web Summit, que se assumiram como pontos de encontro entre startups, investidores e empresas locais e internacionais.

Em entrevista ao ECO, o vereador Diogo Moura, responsável pelo pelouro da Economia e Inovação, revelou-se orgulhoso: “Em primeiro lugar, acabamos por criar uma montra daquilo que é o nosso sistema empreendedor a nível mundial, porque obviamente que tivemos uma grande participação de empresas portuguesas, mas também tivemos muitos estrangeiros nesta agenda paralela. Trabalhámos com o ecossistema empreendedor e fizemos algo que não era feito até agora. Passado um ano e meio da criação da Fábrica de Unicórnios estamos a concretizar a nossa ambição, que culminou com o facto de Lisboa ter sido eleita Capital Europeia da Inovação”.

Uma distinção que, de acordo com o vereador, “é um reconhecimento do trabalho que Lisboa tem feito no âmbito da Inovação” e o espelho do sucesso da Fábrica de Unicórnios. “Conseguimos, num ano e meio, atrair 54 novas empresas tecnológicas, oriundas de 23 países. Ou seja, não são só europeias, mas também internacionais. Foram criados mais de 10 mil postos de trabalho e lançados 13 programas de aceleração e o número de startups durante este período também triplicou”, revela Diogo Moura.

Com a distinção enquanto Capital Europeia da Inovação, Lisboa arrecadou um prémio no valor de 1 milhão de euros, que, de acordo com o vereador, já tem destino: “apesar de este prémio não ter obrigatoriedade de investimento numa área específica, foi ganho por causa da Fábrica de Unicórnios e é aí que vamos investir, em particular na área da inovação social. Vamos desafiar todos os que trabalham connosco na Fábrica de Unicórnios a procurar soluções que façam falta na área social, na área da inovação social, e apostar no combate à pobreza e no apoio aos sem abrigo”.

A Web Summit está de regresso a Lisboa em 2024 e a capital portuguesa promete acolhê-la, novamente, de braços abertos e com muitas novidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa Unicorn Capital fez sucesso na Web Summit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião