Número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção atinge mínimo histórico. Valor médio da prestação é de 284,06 euros
Número de beneficiários do RSI atingiu os 181.329 em outubro, menos 14.587 do que no período homólogo. Agregados recebem, em média, 284,06 euros por mês.
Existiam 181.329 beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) em outubro, um número que representa um mínimo histórico — é preciso recuar 17 anos para encontrar valores semelhantes, de acordo com o Público. Foram menos 14.587 pessoas abrangidas do que em outubro do ano passado.
Os agregados abrangidos por esta prestação social recebem uma média de 284,06 euros por mês e grande parte reside nos distritos de Porto (24.089) e de Lisboa (17.372). Esta prestação destina-se às pessoas mais pobres, sendo que quem vive sozinho tem de ter rendimento mensal inferior a 209,11 euros e em família, a soma tem de ser inferior ao valor máximo de RSI.
Entre os fatores que podem explicar esta tendência encontra-se o aumento de salário mínimo, numa altura em que a taxa de desemprego está em valores baixos. Além disso, pode pesar também a expansão do complemento da prestação para a inclusão, que tem um número crescente de beneficiários, escreve o mesmo jornal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção atinge mínimo histórico. Valor médio da prestação é de 284,06 euros
{{ noCommentsLabel }}