Clubes portugueses faturam perto de 140 milhões na Champions
Terminados os jogos de grupos da Liga dos Campeões, FC Porto arrecadou cerca de 21 milhões nesta fase. Benfica e Braga, com sucesso desportivo e financeiro modesto, "caíram" para a Liga Europa.
Terminou a fase de grupos da edição 2024 da Liga dos Campeões. O FC Porto continua em prova enquanto o Benfica e o Braga falharam o apuramento para a fase seguinte, caindo para a Liga Europa.
No arranque para a competição, os três clubes portugueses já tinham arrecadado, em conjunto, mais de 100 milhões de euros. Entre prémio de presença e prémio decorrente da posição que cada clube ocupa num ranking estabelecido pela UEFA, o FC Porto recebeu 41,8 milhões de euros, o Benfica 39,5 milhões de euros e o Braga cerca de 28 milhões de euros.
A progressão na prova poderia aumentar ainda mais as receitas decorrentes da participação nesta competição, sendo que cada vitória valia 2,8 milhões de euros e um empate rendia 930 mil euros.
Assim, o sucesso financeiro está diretamente ligado ao sucesso desportivo e neste capítulo foi o FC Porto quem mais faturou. Quatro vitórias na fase de grupos somadas ao prémio de apuramento para os oitavos de final equivalem a 20,8 milhões de euros. Benfica e Braga, que falharam o apuramento para a fase seguinte, conseguindo apenas uma vitória e um empate nos respetivos grupos, somaram mais 3,73 milhões de euros cada um.
A final da Liga dos Campeões está marcada para o Estádio de Wembley, em Londres, no dia 1 de junho de 2024. Já o derradeiro desafio da Liga Europa vai jogar-se a 22 de maio na Arena de Dublin, palco que recebeu a final de 2010 entre FC Porto e SC Braga, com vitória para os dragões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Clubes portugueses faturam perto de 140 milhões na Champions
{{ noCommentsLabel }}