Costa “tem condições para vir a ser presidente do Conselho Europeu”, diz Marcelo
Marcelo Rebelo de Sousa aponta que o primeiro-ministro demissionário "tem um prestígio europeu excecional".
O Presidente da República assume que António Costa seria o seu candidato “preferido” à liderança do PS e reitera ainda que este “tem condições para vir a ser presidente do Conselho Europeu“. Marcelo Rebelo de Sousa aponta que o primeiro-ministro demissionário “tem um prestígio europeu excecional”.
Para o Presidente, “não há nenhuma dúvida”: o primeiro-ministro “tem um prestígio europeu excecional e falando com elementos de vários grupos políticos europeus, é evidente que tem condições para vir a ser presidente do Conselho Europeu“, disse em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3.
Isto “assim que ele entenda que tem condições internas”, ressalvou Marcelo. Já questionado sobre a possibilidade de António Costa ser seu sucessor em Belém, apontou que é o próprio que “tem de escolher o futuro”.
É de recordar que António Costa disse que não queria voltar a assumir cargos públicos ou europeus “enquanto não estiver esclarecido” o inquérito e processo da Operação Influencer em que se viu envolvido. Mas já esta quinta-feira, o presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, disse acreditar que o atual primeiro-ministro tem perfil para presidir o Conselho Europeu.
Já sobre a disputa interna no PS, o Presidente da República apenas disse que o seu favorito era António Costa. Confrontado pelos jornalistas sobre a saída deste do cargo de primeiro-ministro, salientou que “quem tomou a decisão foi António Costa”. “Ele é que comunicou que se ia embora”, disse, pelo que não conseguiria dissuadir alguém que “tem convicção que aquilo é a única saída correta”.
Marcelo foi também questionado sobre o caso das gémeas, mas recusou comentários, defendendo que se deve “esperar pelo apuramento da realidade”. “Quem tem de esclarecer é quem está a investigar”, acrescentou, consoante as conclusões a que chegarem.
(Notícia atualizada às 15h35)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa “tem condições para vir a ser presidente do Conselho Europeu”, diz Marcelo
{{ noCommentsLabel }}