Real Madrid, FC Barcelona e Atlético de Madrid voltam a ficar entre os clubes europeus com maiores receitas pela distribuição de direitos audiovisuais

  • Servimedia
  • 29 Dezembro 2023

LALIGA tornou públicos os dados oficiais correspondentes à distribuição das receitas audiovisuais da Temporada 2022/2023 de acordo com os critérios estabelecidos no artigo 5 do Real Decreto-ley 5/201.

Um dos aspetos mais destacados é que três clubes da LALIGA estão entre as equipas europeias com maior quantidade de receitas pela distribuição de direitos audiovisuais.

Neste caso, o Real Madrid e o FC Barcelona estão no mesmo nível dos seis clubes da Premier League que mais arrecadam. Além disso, se incluirmos o Atlético de Madrid, esses três clubes superariam a cifra de receitas pela distribuição de direitos audiovisuais de qualquer outro clube em campeonatos como a Bundesliga alemã, a Serie A italiana ou a Ligue 1 francesa.

Em concreto, de um total de 1.525 milhões, o Real Madrid obtém 161,24 milhões de euros, enquanto o FC Barcelona arrecada 160,53 milhões de euros. Por sua vez, o Atlético de Madrid leva 119,03 milhões de euros.

Outro parâmetro que se extrai dos dados apresentados é que as receitas provenientes da comercialização dos direitos audiovisuais aumentaram 19%, sem levar em conta a Copa do Rei ou os efeitos do Plano Impulso, desde a temporada 2016/2017. Traduzido em números, passam de 1.344 milhões de euros para 1.595 milhões de euros. Essa taxa de crescimento também é superior à da Premier League no mesmo período de tempo, uma vez que as receitas da liga inglesa pelos direitos audiovisuais aumentaram apenas 5% nos últimos anos.

Um dado especialmente relevante para os clubes espanhóis, levando em consideração as diferenças significativas entre o mercado espanhol e o britânico. Nesse sentido, o número de assinantes de TV paga no Reino Unido é o dobro do da Espanha, 14 milhões de assinantes na Inglaterra em comparação com 6,4 milhões na Espanha, de acordo com dados fornecidos pela LALIGA.

Da mesma forma, o número de assinantes de plataformas OTT também é o dobro no Reino Unido em relação à Espanha, 49 milhões em relação a 21 milhões. Números que estão proporcionalmente relacionados a uma maior população no Reino Unido, bem como a um nível de renda per capita mais alto.

Para a distribuição das receitas provenientes da comercialização dos direitos audiovisuais entre os clubes, a LALIGA segue as regras estabelecidas no artigo 5 do Real Decreto-ley 5/2015, critérios que levam em conta os resultados desportivos obtidos por cada clube, respeitando a progressividade indicada por lei. Da mesma forma, esses mesmos critérios também estabelecem a quota de distribuição com base na implementação social, ou seja, um terço é definido pela receita de assinaturas e pela média de público dos últimos cinco anos, e os outros dois terços pela sua participação na geração de recursos pela comercialização das transmissões televisivas, através da comparação das audiências médias obtidas por cada um deles em cada temporada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Real Madrid, FC Barcelona e Atlético de Madrid voltam a ficar entre os clubes europeus com maiores receitas pela distribuição de direitos audiovisuais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião