A PwC lidera a consultoria de transações em Espanha em 2023, segundo os principais rankings

  • Servimedia
  • 5 Janeiro 2024

A PwC voltou a liderar em 2023, pelo décimo segundo ano consecutivo, o mercado de consultoria financeira em fusões e aquisições (M&A) em Espanha em número de operações.

A PwC informou que, segundo a LSEG (anteriormente Refinitiv), assessorou um total de 110 operações e ficou à frente da KPMG (63), da Deloitte (46), da EY (28), do Santander Corporate & Investment Banking (22), da You Are Capital (19), da Norgestion (18), da BDO (18), da Arcano (15) e da Rothschild (13). No ranking por valor, a PwC está entre as dez melhores empresas de consultoria, com um valor total de 10.487 milhões de dólares.

O ranking da Mergermarket também destaca a liderança da PwC, que assessorou um total de 129 operações, em comparação com as 115 da Deloitte, as 44 da KPMG, as 27 do Santander Corporate & Investment Banking, as 26 da EY, as 19 da Norgestion, as 18 da Arcano, as 16 da Rothschild, as 14 da BDO e as 12 do JP Morgan. No que diz respeito ao valor, é importante mencionar que a PwC está entre as três melhores empresas de consultoria no ranking por valor das operações, com um valor total de transações assessoradas de 18.130 milhões de euros.

O ranking da Dealogic reflete que a PwC assessorou um total de 100 operações, em comparação com as 70 da Deloitte, as 27 da KPMG, as 25 do Santander Corporate & Investment Banking, as 23 da EY, as 19 da Norgestion, as da Arcano, as 15 da Rothschild, as 12 do BNP Paribas e as 11 da AZ Capital e JP Morgan, respetivamente. A PwC está entre as cinco melhores empresas de consultoria no ranking por valor das operações, com 12.042 milhões de euros.

Além disso, tanto o TTR como a Bloomberg também incluem nos seus rankings anuais a PwC como a empresa de consultoria financeira mais ativa no mercado de transações em Espanha no último ano, com 128 e 97 operações assessoradas, respetivamente. As diferenças observadas entre os rankings devem-se à existência de diferentes critérios de aceitação de operações que apresentam divergências, principalmente em transações de ativos, joint ventures, operações imobiliárias ou portfólios renováveis, entre outras.

Em 2023, a PwC não só liderou o mercado de consultoria em transações em Espanha, mas também liderou a nível mundial, na Europa, Médio Oriente e África (EMEA, na sigla em inglês), de acordo com os dados recolhidos por estes rankings.

PREVISÕES

Em 2023, o mercado de transações em Espanha alcançou 79.938 milhões de dólares (73.863 milhões de euros) com 1.584 operações anunciadas, uma redução de 17% em relação a 2022, segundo a LSEG (anteriormente Refinitiv). No entanto, em termos de valor, o mercado de fusões e aquisições cresceu 7,5% devido ao maior tamanho das operações em comparação com o ano anterior. Sem dúvida, a venda da Vodafone para o fundo britânico Zegona, no valor de 5.000 milhões de euros, e a compra dos negócios da Liberty pelo Generali, no valor de 2.600 milhões de euros, entre outras operações relevantes, influenciaram esta circunstância.

Para Malcolm Lloyd, sócio responsável pelos Deals na PwC a nível mundial e também para Espanha, Europa, Médio Oriente e África, “o ano de 2023 foi marcado por um ambiente macroeconómico complicado, com custos de financiamento elevados e divergências nas expectativas de preço entre compradores e vendedores, o que, sem dúvida, dificultou o fecho das operações, especialmente no segmento alto do mercado. Em geral, notámos uma menor atividade de investimento por parte do segmento de capital privado, que se concentrou mais na gestão e otimização do seu portfólio e na consolidação de grupos através de operações do tipo build up como estratégia de criação de valor”.

“Para 2024, prevemos uma reativação do mercado de M&A por três motivos principais: a redução das divergências de expectativas de preço entre compradores e vendedores; um ambiente de taxas de juros mais estável, com o anúncio por parte da Fed e do BCE de futuras descidas iniciando uma tendência descendente; e a necessidade das empresas de se transformarem no atual ambiente para serem competitivas e acelerarem o seu crescimento, onde o papel da atividade de M&A é um aspeto chave”.

“Além disso, em 2024 esperamos um maior envolvimento dos fundos de capital de risco no mercado, que contam com níveis recorde de fundos disponíveis em todo o mundo, com mais de 3,8 trilhões de dólares, segundo o Preqin. Em Espanha, o setor do capital privado tem cerca de 6.000 milhões de euros para investir nos próximos anos, que, juntamente com os recursos disponíveis pelo ICO para financiar investimentos de capital privado através da colaboração público-privada e o mais recente chamado do FOND-ICO Global, vão impulsionar grandemente a atividade de investimento. Também prevemos mais desinvestimentos de negócios de grupos corporativos para gerar capital e destiná-lo à transformação dos seus principais negócios. Os setores das TMT, Energia, Saúde, Educação, Infraestruturas e Agroalimentar foram os mais ativos em 2023, mostrando uma grande resiliência apesar do ambiente de incerteza, e espera-se que continuem a protagonizar operações em 2024”.

“Por fim, também esperamos ver uma maior atividade de M&A em empresas com dificuldades, com balanços tensos devido a endividamento insustentável, através da venda de negócios ou unidades produtivas ou da entrada de novos fundos de capital e/ou dívida na sua estrutura accionista. Mais um ano, na PwC, tivemos a oportunidade de participar nas transações mais relevantes e inovadoras do mercado, ampliando a nossa pegada e posicionamento como a melhor equipa em Deals”, conclui Malcolm Lloyd.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A PwC lidera a consultoria de transações em Espanha em 2023, segundo os principais rankings

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião