Custo com construção de habitação nova sobe 2,5% em novembro
Aumento de 8,7% do custo com a mão de obra impulsiona a subida da despesa com a construção de novas casas. Preço dos materiais desce 1,8% em novembro, aponta o INE.
Os custos de construção de habitação nova subiram 2,5% em novembro de 2023, apontam os dados provisórios do INE, sublinhando que este aumento foi impulsionado pelo custo da mão-de-obra de 8,7%.
Segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo INE, “estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,5% em termos homólogos, mais um ponto percentual que o observado no mês anterior”.
Por sua vez, o preço dos materiais “apresentaram uma variação de -1,8% (-2,3% no mês anterior) e o custo da mão-de-obra aumentou 8,7%, mais 1,8 pontos percentuais que em outubro”.
Desta forma, o custo com a mão-de-obra contribuiu com 3,6 pontos percentuais (2,8 pontos no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do índice, enquanto os materiais tiveram uma contribuição negativa de 1,1 pontos percentuais (-1,3 pontos em outubro).
Segundo o INE, entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e a chapa de aço macio e galvanizada e os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, “todos com descidas de cerca de 15%”.
Em sentido inverso destacam-se as subidas homólogas de cerca de 10% no cimento, o betão pronto, as tintas, primários, subcapas e vernizes.
Em cadeia, a taxa de variação do índice foi de 1,2% em novembro, mais 1,7 pontos percentuais face a outubro, tendo o custo dos materiais descido 0,1% e o da mão-de-obra subido 2,9%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Custo com construção de habitação nova sobe 2,5% em novembro
{{ noCommentsLabel }}