Portugal é o quarto país da Zona Euro com maior subida do preço das casas
Entre julho e setembro de 2023, o preço das casas em Portugal subiu 7,6% face ao período homólogo, revela o Eurostat. Mas os dados indicam que esta subida é a menor desde o primeiro trimestre de 2021.
No verão de 2023, o preço das casas em Portugal voltou a subir, mas o aumento regista um ligeiro abrandamento. No terceiro trimestre do ano passado, o preço das casas cresceu 7,6% face ao período homólogo, revelam os dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira, o que coloca Portugal na quarta posição dos países da Zona Euro com a maior subida e na quinta posição entre os países da União Europeia.
Mas, os dados do gabinete de estatísticas da UE revelam ainda que esta subida homóloga é a menor desde o primeiro trimestre de 2021, quando os preços das casas cresceram 6% em Portugal e a subida tem vindo a abrandar desde o terceiro trimestre de 2022. Ainda assim, em cadeia os preços da habitação subiram 1,8%.
A subida dos preços das casas em Portugal contraria a tendência da descida homóloga de 2,1% registada entre os países da Zona Euro e da queda de 1% entre os países da UE.
Segundo o Eurostat, entre julho e setembro, há sete países da Zona Euro onde os preços da habitação caíram: no Luxemburgo a queda foi de 13,6%, na Alemanha caíram 10,2%, na Finlândia 7%, na Holanda e na Eslováquia 3,8%, na Áustria 2,2% e em França 1,5%.
A este leque somam-se as descidas homólogas registadas em quatro países da UE que estão fora da Zona Euro. É o caso da República Checa com a descida de 3,5%, da Dinamarca com 0,2, da Suécia com 4,2% ou da Noruega com 0,5%.
Entre as maiores subidas, à frente de Portugal, estão países como a Croácia com 10,9%, a Polónia com 9,3%, a Bulgária com um aumento de 9,2% ou a Lituânia com 8,7%.
De acordo com o Eurostat, desde 2010, o preço das casas subiu 48% ficando acima do aumento de 22% do valor das rendas. Tendência registada em 18 dos 27 Estados-membros da UE.
Durante este período, o preço da habitação mais que triplicou na Estónia, com um aumento de 210%, mais que duplicou (185%) na Hungria, na Lituânia (158%), na Letónia (141%), na Áustria (123%), na República Checa (122%) e no Luxemburgo (107%).
Apenas a Grécia, a Itália e Chipre registaram descida dos preços das casas desde 2010, com 14%, 8% e 2%, respetivamente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o quarto país da Zona Euro com maior subida do preço das casas
{{ noCommentsLabel }}