Mapfre é a seguradora mais ágil no processamento de acidentes de trânsito, de acordo com o ranking da Calculatuindemnização
Mafre é a mais ágil entre seguradoras ao enfrentar os trâmites decorrentes de acidentes de trânsito, de acordo com o relatório elaborado pela Calculatuindemnización.
Calculatuindemnización indicou que com 70 milhões de euros geridos como compensações por lesões decorrentes de acidentes de trânsito em 2023, consolida a sua estratégia de crescimento, focada em gerir “a melhor defesa jurídica para a obtenção da melhor compensação para seus clientes”. O montante global é resultado do aumento entre 25% e 30% nos valores finais recebidos nos processos geridos.
Nesse sentido, Calculatuindemnización destacou-se como a empresa que obteve maiores melhorias nas compensações em 2023. A empresa ‘legaltech’ encerra o ano com um recorde de 6.600 reclamações geridas e uma taxa de sucesso de 90%.
No seu terceiro ano de atividade, a empresa elaborou seu primeiro ‘Relatório 2023 sobre gestão de reclamações por acidentes de trânsito’, que apresenta os principais indicadores de eficiência, agilidade e problemas comuns durante os processos de trâmite com as seguradoras.
Encabeça o ranking dos problemas mais frequentes a impossibilidade de contacto direto com os responsáveis pelo trâmite dos processos, circunstância que retarda e atrasa a resolução dos processos. O segundo lugar corresponde ao processamento incorreto da documentação e o terceiro, consequência disso, é a ultrapassagem do prazo de três meses previsto para a emissão da Resposta Motivada.
Víctor Climent, CEO da Calculatuindemnización, considera que “o descumprimento sistemático por parte de certas seguradoras é preocupante, o que revela a falta de contundência da norma legal, e exige que o prejudicado invista em recursos legais adicionais”, “Na nossa opinião – afirma Climent – sentimos falta da existência de autoridades de controlo que garantam o cumprimento da regulamentação e evitem a falta de diligência desse tipo de ações no trâmite de um sinistro automobilístico”.
Além disso, acrescenta-se que “uma vez vencido o prazo, a exigência passa apenas por uma reclamação formal à Direção Geral de Segurança, embora atue como uma medida dissuasória, torna-se difícil seu acompanhamento e cumprimento”.
Com relação aos resultados do ranking, a seguradora mais resolutiva nos processos de trâmite de processos é a Mapfre. No outro extremo, estão citadas a Allianz Seguros e a Segurcaixa, que neste ranking estão listadas como as seguradoras que respondem após a data limite legal e, às vezes, após o vencimento deste prazo. Junto a elas, também estão todas as seguradoras com pequena infraestrutura, como Divina Pastora, Hello Auto, Muspepan ou Euroinsurance, entre outras.
O Relatório 2023 sobre gestão de reclamações por acidentes de trânsito também inclui números sobre o intervalo de compensação reclamada de acordo com as lesões mais comuns, como a cervicalgia, que a Calcula Tu Indemnización lidera com valores que variam entre 1.500€ e 3.000 euros.
No setor, Mapfre posiciona-se como a seguradora contrária mais frequente, participando de 15% dos casos geridos pela Calculatuindemnización. Em seguida, vêm a Mutua Madrileña, com 9%, e a Allianz Seguros, com 8%. O ranking elaborado pela Calcula Tu Indemnización também destaca a “experiência favorável” de trabalhar com a Mutua Madrileña, caracterizada por um contacto acessível, responsáveis pelo trâmite amigáveis e uma maior flexibilidade nas negociações, enquanto a Mapfre destaca-se pela sua rapidez na resolução.
O relatório também se refere às lesões mais difíceis de serem comprovadas: “Dentro das lesões, o dano psicológico e a perda de qualidade de vida são algumas das lesões mais difíceis de serem comprovadas, pois são conceitos não reconhecidos inicialmente em uma reclamação extrajudicial e que frequentemente requerem uma maior justificação em termos de compensação”, explica Yonay Aguilar, cofundador e COO da Calculatuindemnización. Por fim, as rejeições por baixa intensidade aumentaram, influenciando as reclamações por acidentes de trânsito de acordo com o Artigo 135 da Lei 35/2015.
CRESCIMENTO DE ATIVIDADE
Calculatuindemnización indicou que está “consolidada como líder” no seu setor após gerenciar quase 6.600 casos durante este 2023, totalizando 15.600 casos nos últimos três anos. O volume total das compensações geridas durante este 2023 chega a mais de 30 milhões de euros. A empresa, com sede em Barcelona, que opera em todo o território nacional e insular, tem aumentado exponencialmente seu negócio neste 2023, recebendo 47.000 consultas, mais do que nos dois anos anteriores.
O número total de reclamações geridas neste exercício chega a 6600, com um volume superior a 30 milhões de euros. Do total de reclamações, 80% correspondem a lesões cervicais, e foi mantida uma taxa de sucesso de 90% na gestão de reclamações durante este 2023.
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