O marketing e a publicidade serão um dos setores onde o crescimento e a aplicação da IA serão mais evidentes em 2024
Um dos setores nos quais a tecnologia, especialmente a IA, se tornou a ferramenta prioritária é o de marketing, publicidade e comunicação.
O setor espera um crescimento de 8,2% em escala global em 2024. O investimento total em publicidade ultrapassará um trilhão de dólares pela primeira vez na história, de acordo com estimativas da WARC, graças a eventos como os Jogos Olímpicos de Paris e mais de 70 eleições que ocorrerão em todo o mundo, incluindo as eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Uma das vozes especializadas no mundo do marketing e da publicidade é Marina Specht, CEO da McCann Worldgroup em Espanha. Na sua análise, ela destaca as principais tendências que impactarão a indústria durante o ano de 2024. “Haverá um claro crescimento, evolução e adoção massiva da IA generativa. Com mais de 100 milhões de usuários ativos do ChatGPT por semana até hoje, o marketing e a publicidade são um dos setores onde a aplicação da IA generativa será maior”, explica a líder do Grupo na Espanha, citando como exemplo a aplicação na sua empresa: “Na McCann Worldgroup, já estamos totalmente engajados na adoção de ferramentas de IA generativa e vemos sua aplicação em duas áreas fundamentais: a otimização dos processos operacionais de uma agência ou departamento de marketing e, por outro lado, a possibilidade de usar a IA generativa para enriquecer as capacidades e a contribuição de valor para clientes e consumidores”.
Outro aspeto destacado por Specht para o futuro, além do aspeto tecnológico, é a criatividade, que na sua opinião “longe de ser ameaçada, será fortalecida em 2024, com maior foco por parte dos anunciantes na construção de marcas sólidas, que geram reputação, fidelidade e propósito, mais necessários do que nunca para atrair não apenas consumidores, especialmente da geração Z, mas também talentos jovens. O marketing de conteúdo continuará crescendo e veremos novas colaborações entre a indústria do entretenimento e as marcas, como ocorreu com o filme Barbie, considerado um dos casos de marketing de maior sucesso em 2023”.
A contratação de talentos será uma das prioridades do setor em 2024, apesar do reconhecimento da escassez. Para Marina Specht, o talento deve ser “o motor da indústria criativa” e acrescenta que “o desafio nesse sentido é duplo. Por um lado, é um setor que investiu muito em tecnologia nos últimos anos e agora deve se concentrar em aproveitar essas ferramentas e transformar os processos de trabalho, que em alguns casos permanecem os mesmos de 25 anos atrás. Por outro lado, vivemos um momento de humanização da tecnologia e de retorno à criatividade: o desafio para as agências e departamentos de marketing será atrair os melhores talentos com uma proposta de valor renovada para o ambiente de trabalho pós-pandémico, que esteja à altura das demandas e expectativas de uma geração Z que busca viver experiências relevantes e inspiradoras onde quer que esteja, inclusive no mundo do trabalho”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O marketing e a publicidade serão um dos setores onde o crescimento e a aplicação da IA serão mais evidentes em 2024
{{ noCommentsLabel }}