AICEP tem 130 milhões para ajudar empresas a promoverem-se no exterior

O organismo destinou quatro milhões para ações de apoio à internacionalização, sendo ainda responsável por incentivos de 126 milhões de euros.

A AICEP vai continuar a apostar na promoção da internacionalização das empresas portuguesas, em 2024. O organismo vai destinar quatro milhões para ações de promoção, um valor ao qual se junta 126 milhões aprovados em vários programas. Contas feitas, a AICEP é a responsável pela gestão de 130 milhões para ajudar a promover as empresas portuguesas lá fora.

O plano de ações próprias da AICEP para 2024 contempla quatro milhões de euros para investir em 150 ações de apoio à internacionalização das empresas portuguesas em mais de 40 países, avança a em comunicado.

O plano promocional externo da AICEP para 2024 aumenta a aposta em mercados extracomunitários, para uma maior diversificação das exportações nacionais. A AICEP tem um papel fundamental no acesso das nossas empresas aos países terceiros, fora da União Europeia”, adianta Filipe Santos Costa, presidente da AICEP.

De acordo com o mesmo comunicado, o plano de promoção da AICEP é complementar do Programa Nacional de Ações de Promoção Externa (PNAPE) das Associações Empresariais, regionais e setoriais, Câmaras de Comércio e outras entidades que contribuem para a internacionalização das empresas nacionais. Para 2024, o PNAPE, sob gestão da AICEP, tem já aprovados cerca de 15 milhões de euros de incentivos financeiros do COMPETE.

Além deste incentivo, a AICEP informa que “está neste momento aberto até 31 de janeiro mais um aviso do COMPETE2030, com uma dotação de 18 milhões de euros em incentivos para operações conjuntas (de empresas e/ou associações) destinados à promoção da internacionalização das PME (pequenas e médias empresas). Em 2024 serão abertos mais três novos avisos para apoio à internacionalização com dotações de 10 milhões, 51 milhões e 32 milhões respetivamente”.

Todos estes avisos correspondem a incentivos geridos pela AICEP, enquanto Organismo Intermédio do COMPETE, o que significa que estão assim disponíveis 126 milhões de euros para 2024.

Em termos de mercados, os principais países onde serão concentradas estas iniciativas de promoção são: França, EUA, China, Japão, Espanha, Alemanha, Suécia, Canadá, Países Baixos e Marrocos.

A AICEP desenvolve várias iniciativas que contribuem para aumentar a visibilidade das empresas portuguesas e facilitar o acesso a outros mercados, promovendo missões institucionais e empresariais, participação em feiras comerciais, campanhas promocionais e publicitárias, mostras de produtos, realização de seminários, programas de reuniões e visitas de importadores a fornecedores portugueses.

As exportações nacionais de bens e serviços aumentaram 5,2% de janeiro a novembro de 2023, face a igual período de 2022, segundo dados publicados hoje pelo Banco de Portugal.

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