Álvaro Beleza é o mandatário nacional do PS às legislativas

Depois de ter desistido de encabeçar a lista por Vila Real, o presidente da Sedes aceitou o convite de Pedro Nuno Santos. Programa eleitoral deverá ser apresentado a 11 de fevereiro.

Depois de ter desistido de encabeçar a lista de deputados por Vila Real, face à contestação das estruturas locais, Álvaro Beleza aceitou o convite para ser “mandatário nacional da candidatura de Pedro Nuno Santos a primeiro-ministro, nas eleições legislativas de 10 de março de 2024″, segundo fonte oficial a campanha socialista. O programa eleitoral deverá ser apresentado a 11 de fevereiro, sabe o ECO.

“Aceitei com muita honra”, afirmou ao ECO o médico e presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES). Nas legislativas de 2019 e 2022, o mandatário nacional do PS foi Carlos César, presidente do partido, que decidiu não se recandidatar a deputado logo em 2019.

Álvaro Beleza é, atualmente, diretor do serviço de sangue do Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria e presidente da Sedes. Licenciado em Medicina, pela faculdade Medicina Universidade do Porto, foi professor e diretor do serviço de sangue do Hospital de Évora, coordenador da rede de serviços de Imuno-Hemoterapia da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e dos hospitais de Elvas, Beja, Litoral Alentejano e Évora, entre 1999 e 2008.

Beleza foi ainda coordenador da rede de serviços de Imuno-Hemoterapia da ARS Algarve (2008-2011) e diretor do Laboratório Regional de Saúde Publica do Algarve/ARS Algarve “Laura Ayres” (2008-2010), segundo nota da campanha do PS.

Recorde-se que Pedro Nuno Santos tinha escolhido o médico lisboeta para liderar o círculo por Vila Real. Mas a decisão caiu mal junto do presidente da concelhia, José Silva, que considerou “inaceitável” a imposição de um candidato de fora do distrito para encabeçar a lista.

Álvaro Beleza, que apoiou Pedro Nuno nas diretas, cedeu à pressão e acabou por desistir de ser cabeça de lista por Vila Real. Ainda assim, sublinhou que tinha ligações ao distrito de Vila Real através do seu avô e bisavô, que era de Chaves.

Face ao afastamento de Beleza, o líder do PS escolheu para número um daquele distrito Fátima Pinto, que é natural de Chaves.

O programa eleitoral deverá ser apresentado a 11 de fevereiro, apurou o ECO. A campanha está a pedir contributos da sociedade civil que poderá enviar propostas até 31 de janeiro, segundo o site do PS.

 

(Notícia atualizada às 15h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Álvaro Beleza é o mandatário nacional do PS às legislativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião