BRANDS' ECO “IA Generativa será um dos principais focos das empresas em 2024”

  • BRANDS' ECO
  • 30 Janeiro 2024

Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal, revela, em entrevista ao ECO, as vantagens que a IA tem trazido à empresa e os impactos que esta terá nos vários setores da economia.

A Salesforce, uma empresa de software on demand, tem como principal objetivo capacitar empresas de todas as dimensões e indústrias a conectarem-se com os seus clientes através do poder de Inteligência Artificial + dados + CRM.

Esta capacitação, aliada às novas tecnologias e, principalmente, à IA, tem impacto em vários setores de atividade, uma vez que, ao ajudar as empresas a fazerem um bom uso destas novas ferramentas, a Salesforce acaba por contribuir para uma transformação positiva do mercado, tornando-o mais ágil, rápido e eficaz.

Mas como é que esta capacitação acontece? E quais são as vantagens do uso de IA para os negócios? Estas e outras questões foram respondidas por Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal, em entrevista ao ECO.

A Salesforce capacita empresas de todas as dimensões e indústrias a conectarem-se com os seus clientes através do poder da Inteligência Artificial + dados + CRM. Que tipos de serviços disponibilizam para esse efeito e como é que eles se concretizam, na prática?

Na Salesforce estamos a aplicar a IA Generativa em todas as soluções da empresa, para que esta possa ser utilizada em cada setor de atuação. Mais recentemente anunciamos, por exemplo, inovações das nossas Sales Cloud e Service Cloud, para os departamentos de vendas e serviços.

No caso do Sales Cloud, para vendas, as inovações agora apresentadas permitem que as equipas agilizem o tempo entre encontrar potenciais clientes e transformá-los em leads, obtenham uma imagem mais completa e clara de todos os seus dados e aproveitem os seus dados com IA para identificar o que está a impulsionar o sucesso ou a prejudicar o desempenho, permitindo assim ajustar as estratégias de negócio.

No caso dos serviços, com o Service Cloud, lançamos o Service Intelligence, impulsionado por IA, através do qual as empresas podem preencher a lacuna entre dados e ações, transformando dados brutos em informações valiosas sobre os clientes. Assim conseguimos capacitar os profissionais de serviços com as informações certas, para cumprirem a sua missão principal: proporcionar experiências excecionais aos seus clientes.

Por outro lado, inovações do CommerceCloud e do Marketing Cloud permitem que empresas utilizam ferramentas de IA Generativa e insights baseados em dados para otimizarem cada interação com o cliente – aumentando a fidelização, gerando receita e aumentando a produtividade dos colaboradores.

Qual a importância da IA para os negócios?

O impacto na economia é enorme. Num estudo da IDC, até 2028, a utilização da IA nas soluções Salesforce irá levar à criação de 11.6 milhões de novos empregos e ao crescimento das receitas das empresas em mais de dois bilhões de dólares (do inglês trillion).

A IA generativa veio trazer ainda mais possibilidades para as empresas. Pode dar-nos alguns exemplos de vantagens relativamente ao uso desta tecnologia?

A implementação de IA Generativa será um dos principais focos das empresas em 2024, independentemente da sua dimensão ou do seu setor de atuação. Relativamente às vantagens da utilização de IA Generativa, muitas empresas já estão a adotar tecnologias de IA e a verificar aumentos na sua produtividade. De acordo com a Gartner, 45% dos líderes empresariais já reportam aumentos de investimento na tecnologia. Quem adotou mais cedo já está a ver os benefícios, e a libertar, segundo a McKinsey, mais de 30% do tempo de cada colaborador, para que se possam dedicar a tarefas mais estratégicas e criativas. É esta uma das principais vantagens relativamente à utilização desta tecnologia.

De que forma o negócio da Salesforce se tem desenvolvido no mercado português?

A verdade é que estamos a testemunhar uma revolução na IA que está a acelerar o crescimento dos negócios, a mudar a forma como trabalhamos, a melhorar as nossas capacidades e a imaginar novas fronteiras. Nesse sentido, acreditamos que a Salesforce está bem posicionada para proporcionar a empresas, de todos os setores e dimensões, as ferramentas necessárias para melhorarem a sua eficiência e produtividade, através da combinação de dados, IA e automação. As empresas portuguesas estão cada vez mais conscientes da importância que esta tecnologia pode ter para os seus negócios e de como a IA pode transformar a forma como os clientes interagem com as marcas e a forma como inovamos.

É possível observar um crescimento? Se sim, quais as razões para isso acontecer?

A região EMEA é a que tem demonstrado um maior crescimento dentro da empresa. Dentro da região EMEA, o território a que chamamos SEMEA, que inclui a zona sul da Europa, os mercados de França, Itália, Espanha e Portugal lideraram o crescimento, sendo que a visão da Salesforce para o mercado ibérico é a de continuar a ser um motor do crescimento da empresa na Europa, acompanhando a visão da empresa de chegar aos 50 mil milhões de dólares de faturação até ao ano fiscal de 2026.

Quais são as perspetivas para este ano?

O ano fiscal da Salesforce termina apenas no final de janeiro, mas de acordo com os dados do último trimestre, os resultados têm sido excelentes. A nível mundial, a Salesforce atingiu receitas de 8.72 mil milhões de dólares no terceiro trimestre do ano, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Olhando para o final do ano fiscal da empresa, a nível mundial, apontamos para os 34,75 mil milhões de dólares, num aumento também de 11%. Os mercados do sul da Europa, incluindo Portugal, estão ligeiramente acima destas percentagens.

Para o próximo ano fiscal, o nosso objetivo é o de continuar a crescer e o de dotar as empresas em Portugal de tecnologias de IA, automação em escala e análise de dados em tempo real, que lhes permita tornar cada colaborador mais produtivo e a experiência de cada cliente ainda melhor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“IA Generativa será um dos principais focos das empresas em 2024”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião