Preço médio das pizas abranda há um ano na União Europeia
Hoje é Dia Nacional da Piza. Em dezembro, comprar uma piza pré-feita na União Europeia era quase 6% mais caro do que em 2022. A boa notícia é que há um ano que os preços desaceleram.
O preço médio de uma piza ou quiche na União Europeia (UE) em dezembro de 2023 era 5,9% mais elevado do que no mesmo mês de 2022. Para os amantes deste prato, o Dia Nacional da Piza, que se assinala esta sexta-feira em vários países, vai pesar mais na carteira do que no ano passado.
Por ocasião desta efeméride, o Eurostat, gabinete oficial de estatística da UE, analisou como a inflação tem afetado o custo das pizas pré-feitas no bloco europeu. E concluiu que o preço médio em dezembro de 2023 era quase 6% superior ao registado no mês homólogo. Mas o encarecimento das pizas travou de forma muito significativa, pois, em dezembro de 2022, a subida face ao ano anterior (dezembro de 2021) era de 15,9%.
De acordo com os dados divulgados pelo gabinete de estatísticas europeu, os preços destes dois artigos, pizas e quiches, têm registado uma tendência de abrandamento que se iniciou há um ano, em fevereiro de 2022, altura em que o preço destes alimentos estava 18% mais caro face ao mesmo período de 2022.
Entre os 27 Estados-membros, o país onde o preço destes produtos mais aumentou foi a Hungria, traduzindo-se num aumento de 13,4% entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Seguem-se o Luxemburgo e a Letónia, onde se registaram aumentos de 11,3% e 10,6% dos preços, respetivamente. Em sentido contrário surgem os Países Baixos, onde os preços das pizas e quiches encolheram 0,9%.
Portugal surge entre os países cujo preço destes alimentos menos aumentou. Em dezembro, a subida foi de 4,1%, igual à Grécia e à Irlanda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço médio das pizas abranda há um ano na União Europeia
{{ noCommentsLabel }}