BRANDS' ECO Conferência gratuita “Ética e Liderança” no Palácio da Bolsa

  • BRANDS' ECO
  • 16 Fevereiro 2024

A 19 de março, a Associação Comercial do Porto comemora os 190 anos com a conferência gratuita Ética e Liderança nas Organizações. Clóvis de Barros, Renato Ribeiro e Jorge Sequeira são os convidados.

A dimensão ética das organizações é uma preocupação emergente e um desafio para os seus líderes. Clóvis de Barros Filho, jurista, filósofo e um dos principais conferencistas brasileiros neste domínio, resume a noção de ética à “convivência mais harmoniosa possível no interior de um grupo”. Transportando o conceito para a realidade das empresas, o orador – que será um dos convidados da conferência promovida pela Associação Comercial do Porto – considera que deve existir a liberdade de “definir o quê e por quais meios deve ser protegido” no seio de um grupo, atendendo à sua “especificidade” e aos seus “propósitos”. “Toda a empresa deve, de forma soberana e autónoma, sem imitar protocolos estabelecidos por terceiros, definir princípios éticos de conduta e normas que convertam esses princípios em imperativos”, refere Clóvis de Barros.

As preocupações ambientais, os direitos dos trabalhadores e a relação com os stakeholders são “fatores éticos relevantes” no contexto atual das empresas, de acordo com Renato Janine Ribeiro, outro dos oradores convidados na conferência Ética e Liderança nas Organizações. O ex-ministro da Educação do Brasil considera que este novo quadro de valores é fundamental para o sucesso de uma organização e permite à liderança cumprir “um papel político, no sentido mais nobre e não partidário do termo”. “Líder não é sinónimo de chefe. Chefes mandam, líderes inspiram. Um líder não tem de dominar folhas cálculo e técnicas, mas tem de compreender o seu significado e traduzi-lo para funcionários, clientes e fornecedores”, recorda Renato Janine Ribeiro.

Na mesma linha, Jorge Sequeira entende que os líderes devem obedecer a “padrões e valores morais orientados por princípios de carácter virtuosos”. A aplicação desses princípios, defende o conhecido psicólogo e mental coach português, irá “enaltecer o indivíduo e beneficiar, não apenas a comunidade empresarial, mas a sociedade como um todo”.

O Pátio das Nações, no Palácio da Bolsa, será o local da conferência dos 190 anos da Associação Comercial do Porto.

Os três oradores compõem o programa da conferência que terá lugar no Palácio da Bolsa, realizada no âmbito dos 190 anos da Associação Comercial do Porto. O evento, de entrada livre, irá desafiar os participantes, ao longo de uma tarde, a refletir sobre os compromissos éticos, sociais e ambientais que hoje impactam as organizações, e de que forma devem ser geridos pelos respetivos líderes.

Jorge Sequeira, um dos mais reconhecidos oradores motivacionais portugueses, antecipa uma conferência baseada “nas melhores perspetivas atuais” e promete “uma abordagem completamente fora da caixa, alicerçada no storytelling” e com momentos de “alguma diversão”. O autor do best-seller Dar ao Pedal vai procurar alertar os presentes para a necessidade de estimarmos lideranças “que nos levam mais longe do que iríamos sozinhos” e, por outro lado, demonstrar que os bons líderes “devem delegar, estimular o pensamento divergente e não colocar vedações em redor dos liderados, caso contrário, transformam-se em ovelhas”.

Já Renato Janine Ribeiro antecipa uma intervenção dirigida às empresas e à forma como estas “podem e devem posicionar-se” perante uma sociedade cada vez mais exigente e que “clama por mais ética”. “Estamos a viver na sociedade mais democrática da história, o que significa que nunca houve tanta liberdade e tanta igualdade. Por isso, há uma procura de mais qualidade nos bens e mais decência nos serviços”, aponta o professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo.

Finalmente, Clóvis de Barros aponta, como objetivo da sua conferência, “mostrar o quanto a autonomia de cada grupo, organização ou empresa é fundamental para a definição de um estatuto ético eficaz”. As inscrições estão abertas e são obrigatórias. O evento terá início às 14h30, do dia 19 de março, e a lotação é limitada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conferência gratuita “Ética e Liderança” no Palácio da Bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião