Londres tem o pior serviço 5G entre as principais cidades europeias, enquanto Berlim está na liderança
Londres está no final da fila do 5G entre as principais cidades europeias, segundo um estudo realizado pela empresa espanhola MedUX.
Especificamente, a capital do Reino Unido tem o pior desempenho em velocidade 5G e é classificada como a segunda pior em termos de confiabilidade e acessibilidade do serviço.
Para a elaboração do relatório, foram analisadas cerca de 90.000 amostras de rádio e realizados mais de 11.000 testes para medir o desempenho do 5G e a qualidade da experiência nas principais cidades europeias, incluindo Madrid, Barcelona, Londres, Berlim, Munique, Paris, Lisboa, Porto, Roma e Milão.
É importante ressaltar que o Reino Unido foi um dos primeiros países da Europa a adotar o 5G, contando na maioria dos casos com a tecnologia do provedor de telecomunicações Huawei. No entanto, em 2020, após pressões dos Estados Unidos e sanções impostas pelo ex-presidente Donald Trump, o Reino Unido anunciou a retirada de todos os equipamentos da Huawei (e de outros fornecedores chineses) até 2027.
Isso pode ser uma das causas que têm colocado Londres como uma das piores cidades em termos de 5G, de acordo com um relatório da Ookla, empresa que gere o serviço de internet Speedtest.net, que afirma que há uma queda no desempenho médio do 5G em todo o país. Em dezembro de 2022, o Reino Unido tinha uma média de 129,14 Mbps, representando uma queda de 38,26 Mbps em relação ao ano anterior. “Fomos os primeiros a adotar o 5G, mas agora estamos ficando para trás”, apontou Andrea Dona, diretor de redes da Vodafone UK, ao Financial Times.
No extremo oposto, de acordo com o relatório da MedUX, está Berlim como a cidade com a “melhor experiência 5G” da Europa, seguida de perto por Barcelona e Paris. A capital alemã tem uma taxa de confiabilidade de 100% e uma taxa de registo de 89,62%, sendo superada apenas por Porto, com 90%. Neste caso, o uso da tecnologia Huawei também explicaria a liderança de Berlim como a cidade europeia mais confiável em relação ao 5G. Segundo a consultora dinamarquesa Strand Consult, a Alemanha seria o país europeu com a maior quantidade de equipamentos 5G fornecidos pela Huawei, representando cerca de 57% do total de equipamentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Londres tem o pior serviço 5G entre as principais cidades europeias, enquanto Berlim está na liderança
{{ noCommentsLabel }}