Mais de 70% da população espanhola considera que a casa ganha mais protagonismo devido à inflação

  • Servimedia
  • 19 Fevereiro 2024

Segundo um estudo realizado pela YouGov Research para a IKEA, o encarecimento do custo de vida é um dos problemas que mais preocupa a população espanhola.

Mais de 70% da população espanhola considera que o lar ganha mais protagonismo devido à inflação, segundo um estudo realizado pela YouGov Research para a IKEA, que indica que o encarecimento do custo de vida é um dos problemas que mais preocupa a população espanhola.

“O relatório, realizado pela IKEA sobre os hábitos de consumo, aponta que esta é uma realidade que afeta mais de 90% das pessoas que participaram do estudo (entre uma base de mais de 2.500 pessoas maiores de 18 anos em todo o território espanhol) e que preocupa mais do que as desigualdades sociais e a pobreza (para 83% dos entrevistados), a crise energética e de recursos (para 80%), ou as mudanças climáticas e seu impacto nos recursos naturais e os conflitos bélicos (com respetivamente 78%)”, explicou Marina Nieto, do departamento de pesquisa de mercado e conhecimento do consumidor da IKEA em Espanha.

No caso da juventude, observa-se uma lacuna geracional, já que para 80% dos entrevistados entre 18 e 34 anos, o custo da moradia e as dificuldades de acesso são suas principais preocupações.

A IKEA quis trazer luz e aprofundar como a situação económica atual afetou os lares na Espanha. Mais especificamente, quando questionados se os seus rendimentos foram afetados pelo aumento do custo de vida, 3 em cada 4 espanhóis responderam afirmativamente, e 73% declaram também ter modificado seus hábitos de gastos por esta razão.

Por comunidades autónomas, na Extremadura é onde se percebe mais que a inflação afetou (84% dos entrevistados), seguida da Andaluzia (82%) e Galícia (77%). Além disso, os habitantes da Extremadura (79%) e Andaluzia (78%) são os que mais afirmam ter modificado seus comportamentos em gastos ou atividades devido à inflação, seguidos pelos habitantes de Castilla-La Mancha e Navarra (77%, respetivamente).

Em relação à capacidade de poupar dinheiro no final do mês, enquanto 38% conseguem poupar um pouco, mais da metade dos lares (55%) afirma não conseguir fazê-lo. Especificamente, 35% chegam no fim do mês sem sobras, 13% precisaram usar suas economias e 7% ficaram endividados. Focando nas regiões, o norte da Espanha é onde se consegue mais: liderado pelo País Basco (57%), seguido por Castilla e León (56%). Já entre as regiões com menor capacidade de poupança estão a Andaluzia (62%) e Castilla-La Mancha (54%).

HÁBITOS QUE MUDARAM

O estudo também quis explorar o tipo de atividades que foram reduzidas ou deixadas de lado devido à situação atual. Assim, 74% dos entrevistados deixaram de se dar luxos ou comprar por impulso, e 72% pararam de sair para comer fora ou tomar algo no bar.

Quanto ao lar, também houve uma mudança de perceção, já que “71% da população espanhola acredita que ele se tornou mais importante devido ao aumento generalizado de preços, e 67% afirmam que é o lugar onde passam a maior parte do tempo. Além disso, a maioria declara valorizá-lo mais do que antes (53%) e aproveitá-lo (52%), usando-o como uma forma de economizar (46%)”, detalha Nieto.

Quando questionados sobre as atividades que realizam mais em casa, o estudo revela que o lazer foi mais transferido para o lar, com destaque para o cinema (49% começaram ou retomaram essa atividade para gastar menos). 47% cozinham mais e 42% realizam mais atividades como ler, ouvir música ou jogar em família. Além disso, 34% afirmam organizar mais refeições em casa ou praticar exercícios (30%) para gastar menos. Por fim, caso a situação melhore, 34% gostariam de viajar mais, 16% de reformar ou consertar coisas pendentes na casa e 11% de mudar ou comprar uma nova casa.

NOVA CAMPANHA

O Grupo Ingka (maior varejista da IKEA) lançou sua primeira campanha global de marketing para a IKEA, “Não tente isso em casa”, mostrando como a casa, com baixo investimento, e graças às soluções de design acessíveis da IKEA, pode se tornar um lugar de alegria e bem-estar em um contexto económico como o atual, em que o custo de vida está cada vez mais alto.

“Nos momentos de dificuldade económica em que os preços subiram, o dinheiro rende menos e temos que priorizar nossas compras porque não conseguimos fazer tudo – como refletem estudos como o que estamos apresentando hoje – na IKEA, tentamos reverter a situação na nossa nova campanha”, explica Gabriel Ladaria, diretor de marketing da IKEA na Espanha. “Como? Encorajando as pessoas a ‘rebelarem-se’ e buscar momentos de alegria e novas maneiras de fazer o que gostamos nos nossos lares, mas sem gastar muito dinheiro. Um movimento que queremos fortalecer através do slogan global “Sua casa pode fazer tudo”.

Para Emiliano González De Pietri, diretor geral criativo da McCann Espanha, esta campanha “lembra ao mundo que a IKEA é um agente global democratizador do design e que, com suas soluções acessíveis, permite às pessoas transformar suas casas em catalisadores dos seus sonhos e paixões, apesar do momento economicamente complicado que estamos vivendo. “Home Can Do It”, no fundo, nos diz que ter uma boa casa é como ter um superpoder”.

No contexto da campanha, a IKEA lançou uma iniciativa que nos convida a refletir sobre como pequenas mudanças na nossa casa podem melhorar nosso dia a dia. Os participantes devem entrar no site intenteestoencasa.es e explicar qual desejo gostariam de ver realizado em sua casa, que possa representar uma grande mudança em suas vidas. A empresa sueca realizará os desejos de cem pessoas, sorteadas, recebendo um cartão presente da IKEA no valor de 300 euros cada. As regras legais podem ser consultadas aqui e a participação pode ser realizada até 11 de março.

Além disso, com o objetivo de estar próximo da maioria dos espanhóis, oferecendo produtos de qualidade e design com os melhores preços possíveis, a empresa vai baixar o preço de mais de 1.300 referências de seu sortido, especialmente atendendo aos produtos mais procurados pelos consumidores, incluindo alguns de seus produtos mais icónicos, como o sofá ESKILSTUNA, a cama MALM, as cômodas BRIMNES e HEMNES e a mesa INGATORP.

A campanha “Não tente isso em casa” estará disponível na Espanha a partir de 25 de fevereiro, contando com comerciais nas durações de 60″, 30″ e 20″, que serão veiculados na televisão, redes sociais e plataformas de exibição. Além disso, ela também terá presença em outdoor.

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