REN paga 3,6% para emitir 300 milhões de euros em obrigações verdes a oito anos
Na segunda emissão de dívida verde realizada, a REN contou com uma procura sete vezes acima da oferta.
A REN voltou ao mercado para realizar a segundo emissão de dívida verde da sua histórica, tal como o ECO tinha noticiado. De acordo com informação enviada ao mercado, a elétrica nacional financiou-se em 300 milhões de euros pelo prazo de oito anos pelo qual irá pagar uma taxa de juro de 3,614%, o equivalente ao mid swap acrescido de 90 pontos base.
Segundo o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM), a emissão obrigacionista da empresa liderada por Rodrigo Costa contou com uma procura de 2.050 mil milhões de euros, o equivalente a cerca de sete vezes a quantidade a emitir, com a maioria dos investidores a vir da Alemanha, França, Portugal e Reino Unido.
“Estes resultados demonstram que há cada vez mais interesse de investidores por títulos de dívida indexados à performance de sustentabilidade das empresas, e que estes consideram que o contributo da REN neste campo é relevante”, referiu Gonçalo Morais Soares, CFO da REN.
O preço pago pela REN vai ao encontro dos também 3,6% que a EDP pagou há dias numa emissão verde de 750 milhões de euros a seis anos.
A primeira operação verde realizada pela REN remonta a abril de 2021, quando a empresa emitiu também 300 milhões de euros a oito anos, pelo qual pagou uma taxa de juro de 0,5%, equivalente ao mid swap acrescido de 60 pontos base. Na altura, a procura superou em cinco vezes a oferta.
Com esta emissão, a REN apresenta um saldo-vivo de 1.462 milhões de euros por via de cinco obrigações que se encontram ativas no mercado. Para este ano, a empresa terá de desembolsar cerca de 61,8 milhões de euros de uma obrigação que foi emitida a 26 de junho de 2009 e que irá vencer a 26 de junho deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
REN paga 3,6% para emitir 300 milhões de euros em obrigações verdes a oito anos
{{ noCommentsLabel }}