AD à frente e distancia-se do PS em nova sondagem
Aliança Democrática sobe três pontos para 35% e reforça vantagem sobre o PS. Maioria dos inquiridos dizem que Luís Montenegro será o melhor primeiro-ministro.
Se as eleições fossem esta sexta-feira, a Aliança Democrática (AD), que junta PSD, CDS e PPM, sairia vencedora, com 35% dos votos. Esta é a estimativa da sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de opinião (Cesop) da Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1, divulgada esta sexta-feira.
A AD sobe assim três pontos, face à última sondagem, e com os 6% da Iniciativa Liberal (IL) consegue o resultado que deu maioria absoluta ao PS em 2022.
O PS surge em segundo lugar, com 22% de intenções de voto, mais dois pontos percentuais (p.p) em relação às últimas sondagens. O Chega aparece como terceira força política com 17%, menos dois p.p. relativamente aos 19% do último inquérito, seguindo-se a IL, BE, Livre, CDU e PAN.
Questionados sobre quem seria melhor primeiro-ministro, 46% dos 1.284 inquiridos votaram em Luís Montenegro e 34% em Pedro Nuno Santos. 20% disse não saber ou não respondeu.
Ficha técnica
Este inquérito foi realizado pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2024. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal.
Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI).
Foram obtidos 1284 inquéritos válidos, sendo 46% dos inquiridos mulheres. Distribuição geográfica: 32% da região Norte, 23% do Centro, 31% da Área Metropolitana de Lisboa, 6% do Alentejo, 4% do Algarve, 3% da Madeira e 1% dos Açores.
Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários e região com base nos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 39%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1.284 inquiridos é de 2,7%, com um nível de confiança de 95%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AD à frente e distancia-se do PS em nova sondagem
{{ noCommentsLabel }}