Ventura responde a Marcelo e pede explicações: “Não é o Presidente que escolhe o Governo”
André Ventura afirmou que a notícia avançada pelo Expresso é "muito negativa" e acusa Marcelo de "se meter" na campanha eleitoral a dois dias das eleições.
O líder do Chega pediu explicações ao Presidente da República depois de o Expresso ter avançado que Marcelo Rebelo Sousa não permitirá uma substituição de Luís Montenegro para um eventual Governo com o Chega.
Numa arruada em Lisboa, no último dia de campanha eleitoral, André Ventura afirmou que a notícia é “muito negativa” e que o próprio timing levanta sérias questões “democráticas”.
“Das duas uma: ou é mau jornalismo ou o Presidente da Republica meteu-se na campanha“, apontou o líder do Chega. “A dois dias de escolher um Governo, dizer que não quer o Chega no Governo é um ato pouco democrático. Em Portugal, não é o Presidente que escolhe quem vai para o Governo”, alertou André Ventura.
Por fim, deixou um pedido: “espero que Marcelo, amanhã, possa explicar o que disse, se é que disse, e porque não quer um Governo com o Chega, que é tão legítimo como todos os outros”.
Ao Expresso, o Presidente da República revela que rejeitará um primeiro-ministro de substituição do líder do PSD, à semelhança do que fez quando Mário Centeno foi proposto por António Costa para o substituir quando apresentou a demissão, em novembro passado.
Perante o cenário em que a Aliança Democrática perde as legislativas no domingo, mas a direita tem maioria no Parlamento, o jornal Expresso escreve que Marcelo Rebelo de Sousa não irá aceitar um primeiro-ministro que substitua Luís Montenegro. Isto porque Montenegro já garantiu que, se perder, não governa e também não derruba o Governo do partido que ganhou para apresentar uma alternativa de Direita (com IL ou Chega).
No próximo sábado, 9 de março, pelas 20h, Marcelo Rebelo de Sousa irá fazer uma comunicação ao país. À semelhança dos anos anteriores, a mensagem servirá para apelar ao voto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ventura responde a Marcelo e pede explicações: “Não é o Presidente que escolhe o Governo”
{{ noCommentsLabel }}