BRANDS' ECO Investir nas mulheres: agora, mais importante do que nunca

  • BRANDS' ECO
  • 18 Março 2024

Preparar a próxima geração de líderes femininas tem sido um compromisso nosso de longa data e todos os dias trabalhamos para causar um impacto positivo nas mulheres.

O Dia Internacional da Mulher, assinalado todos os anos no dia 8 de março, é um momento para refletir, renovar e reorientar os nossos esforços na busca da inclusão e da igualdade no local de trabalho e fora dele porque quando projetamos um mundo melhor para as mulheres, criamos possibilidades ilimitadas para todos.

O tema da ONU deste ano, “Investir nas Mulheres, Acelerar o Progresso”, lembra-nos que a desigualdade e a exclusão ainda impedem as mulheres de progredir, mas que podem ser feitos avanços quando investimos na transformação da forma como o nosso mundo funciona para as mulheres.

Começa com as nossas pessoas

É essencial promovermos um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e capacitados para alcançar o seu maior potencial.

Num estudo recente que realizámos para explorar o que significa o empoderamento financeiro para as mulheres em toda a Europa, verificámos que apenas uma em cada quatro mulheres relatou sentir-se apoiada financeiramente no local de trabalho.

Com as mulheres europeias a admitirem falta de confiança nas políticas dos empregadores de apoio ao local de trabalho, isso significa que, juntos, devemos todos fazer mais para garantir que as mulheres se sintam mais capacitadas financeiramente.

28% das mulheres também disseram que a disparidade salarial entre homens e mulheres prejudica o seu empoderamento financeiro, que definiram, entre outros, como não terem receio ao verificarem o seu saldo bancário, terem confiança na gestão das suas finanças, tomarem decisões financeiras informadas, e terem acesso aos recursos que as ajudem a alcançar os seus objetivos.

Na nossa empresa, mulheres e homens são remunerados de forma igual pelo trabalho que realizam e pelo nível que ocupam. Também pretendemos garantir que homens e mulheres recebam as mesmas oportunidades em todos os níveis da nossa empresa, proporcionando igualdade de acesso à remuneração e ao desenvolvimento de carreira.

O nosso programa de mentoria para mulheres ajuda a impactar positivamente o envolvimento das funcionárias e apoia mudanças internas de carreira. Em 2022, 900 mulheres participaram neste programa.

Embora tenham sido feitos grandes progressos, sabemos que ainda há trabalho a ser feito e continuamos a rever e a desenvolver novas abordagens para melhorar a forma como recrutamos, retemos e desenvolvemos o nosso talento feminino.

Eimear Creaven, Presidente, Europa Ocidental, Mastercard

Defender as mulheres para além da nossa organização

As mulheres desempenham um papel fundamental como catalisadoras do crescimento, da inovação e da mudança social, e é preciso colmatar o fosso digital de género que permitirá às mulheres participar e prosperar num mundo cada vez mais digital.

Em 2020, atingimos um marco significativo, ao alcançarmos o nosso compromisso de trazer 500 milhões de indivíduos excluídos para a economia digital. Atingimos esse objetivo através de mais de 350 programas inovadores em 80 países e, desde então, duplicámos o nosso compromisso original, com o objetivo de alcançar mil milhões de pessoas até 2025, muitas das quais são mulheres.

Este compromisso também incluiu o apoio a 25 milhões de mulheres empreendedoras para ajudá-las a expandir os seus negócios, e também ultrapassámos este número. Desde 2020, levámos a 27 milhões de mulheres empreendedoras soluções para as ajudar a expandir os seus negócios.

Também apoiámos mulheres empreendedoras no crescimento dos seus negócios, na confiança e na resiliência, através do nosso programa Strive, que oferece às mulheres empresárias orientação, ferramentas e mentoria gratuitas para aumentar a produtividade dos seus negócios.

Na Europa, através do programa Strive, atingimos mais de um milhão de pequenas empresas, mais de metade das quais são lideradas por mulheres, dando acesso a recursos de digitalização e programas de orientação e formação para mulheres empreendedoras.

O apoio às mulheres começa pelas mais jovens

As jovens de hoje serão as solucionadoras de problemas e futuras líderes de amanhã e, portanto, é vital que sejam capacitadas desde cedo.

O nosso programa Girls4Tech é o maior programa STEM desenvolvido para jovens raparigas. Na última década, o Girls4Tech alcançou quase seis milhões de jovens, inspirando-as a seguir carreiras STEM e dando um passo significativo para capacitar a próxima geração. O programa foi realizado em 63 países, sendo 23 deles na Europa, incluindo em Portugal.

Mas, como agora é mais importante do que nunca investirmos nas mulheres, vamos continuar a liderar projetos que não só expandam as oportunidades para as mulheres que trabalham connosco, mas também para apoiarmos empreendedoras e empresárias com pequenas empresas e startups, e a fazer parcerias com organizações que partilham a nossa dedicação à igualdade de género.

Ao olharmos para o Dia Internacional da Mulher de 2025, continuamos firmemente empenhados em capacitar as mulheres, desbloquear o seu potencial e construir um futuro onde a igualdade e as oportunidades não sejam apenas ideais, mas realidades vividas.

Eimear Creaven, Presidente, Europa Ocidental, Mastercard

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investir nas mulheres: agora, mais importante do que nunca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião