Departamento da Justiça nos EUA acusa Apple de monopólio nos smartphones
O processo instaurado à dona do iPhone acusa a empresa liderada por Tim Cook de ter criado um monopólio no mercado de smartphones, sustentando a valorização das ações à custa de clientes e rivais.
O Departamento da Justiça norte-americano processou esta quinta-feira a Apple, argumentando a dona do iPhone mantém um monopólio que conduziu à “avaliação astronómica” da empresa à custa dos clientes e fabricantes rivais de smartphones.
As autoridades federais acrescentam que as práticas anti-concorrenciais vão além dos negócios do iPhone e do Apple Watch, citando as ofertas de publicidade, navegador, FaceTime e notícias da Apple.
“Cada passo na conduta da Apple construiu e reforçou o fosso em torno do seu monopólio dos smartphones“, refere o processo instaurado hoje pelas autoridades. O mesmo processo diz que para manter os consumidores a comprar iPhones, a empresa liderada por Tim Cook passou a bloquear aplicações de mensagens multiplataforma, limitou a compatibilidade de carteiras de terceiros e smartwatches e interrompeu programas que não fossem da App Store e serviços de streaming na cloud.
As autoridades poderão forçar a gigante de Wall Street a introduzir alterações em alguns dos seus negócios mais valiosos, desde logo o iPhone, que rendeu receitas de 200 mil milhões de dólares em 2023, ou o Apple Watch.
O procurador-geral Merrick Garland adiantou em comunicado que, caso não sejam tomadas medidas, “a Apple vai continuar a fortalecer o seu monopólio de smartphones“. Já a Apple contestou este processo, adiantando que se vai defender das acusações.
As ações da Apple seguiam a desvalorizar 3,36% para 172,71 dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Departamento da Justiça nos EUA acusa Apple de monopólio nos smartphones
{{ noCommentsLabel }}