Bardají leva a Atresmedia a atingir os 1.000 milhões de faturação e vai investir 400 milhões em conteúdos
Javier Bardají, CEO da Atresmedia, está convencido de que o volume de negócios do grupo, que em 2023 atingiu 971 milhões de euros, continuará a crescer para 1.000 milhões este ano.
“Já não somos um grupo de media alavancado apenas na publicidade. Conseguimos diversificar as receitas provenientes dos conteúdos e criar o nosso próprio sistema de janelas para maximizar os resultados”, afirma.
Nas suas previsões, prevê que “este ano poderemos voltar a registar um crescimento das receitas. É esse o nosso compromisso, porque diversificámos todo o nosso negócio, onde o conteúdo está no centro, e há já algum tempo que não somos um grupo de media alavancado apenas na publicidade, mas diversificámos para outras receitas muito diferentes”.
Bardaji revelou que a intenção é continuar a investir fortemente em conteúdos: “Vamos investir um mínimo de 400 milhões de euros por ano em conteúdos nos próximos três anos. E essa é a verdadeira barreira de entrada contra a concorrência. Estamos basicamente a investir em conteúdos, a parte mais importante”, afirmou.
No que diz respeito ao sucesso e ao futuro roteiro da Atresmedia, o CEO garante que “compreendemos antes dos outros que tínhamos de nos transformar e compreender o negócio de uma forma diferente. Por exemplo, quando se trata de internacionalizar os nossos conteúdos e, portanto, de os vender; ou de sermos fornecedores de plataformas internacionais, tendo sempre em conta que somos muito bons a fazer conteúdos diversos, locais e de proximidade. Somos uma empresa de proximidade. Estamos a executar com sucesso a nossa transformação como resultado dos diferentes planos estratégicos que a empresa teve ao longo dos últimos 10 anos, que nos permitiram antecipar o que ia acontecer no nosso setor, no qual houve obviamente uma clara disrupção”.
No setor da televisão, Bardají explica na entrevista que “ajuda muito o facto de sermos líderes incontestáveis de audiências. No final, cerca de 18 milhões de pessoas veem os nossos canais todos os dias. Fechámos 2023 com uma quota de audiência de 26,8% e o conjunto dos nossos seis canais é o mais visto, mantendo a liderança nos últimos 28 meses. A Antena3 é líder em televisão neste país há dois anos; La Sexta lidera o seu concorrente em audiências há 11 anos. No fundo, é uma liderança sólida, sustentada, sustentável, também ao longo do tempo e sem sobressaltos, que é valorizada pelo mercado. Somos também vistos como uma empresa com um roadmap. Do ponto de vista financeiro, passámos de um cash-flow negativo de 24 milhões de euros para um cash-flow positivo de quase 25 milhões de euros em 2023, com uma melhoria do cash-flow líquido de quase 47 milhões de euros”.
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