Como as autarquias combatem o inverno demográficopremium

Maior alívio fiscal para famílias e empresas, incentivos à natalidade e habitação ou melhores condições de mobilidade são os trunfos dos municípios para inverter a perda de pessoas.

Este artigo integra a terceira edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.Os últimos Censos de 2021 traçaram o retrato de um país com uma população envelhecida, decrescente taxa de natalidade a reboque de um interior beliscado pela “fuga” dos mais jovens para as grandes cidades ou para o estrangeiro em busca de melhores condições de vida. O inverno demográfico tem sido uma dor de cabeça para alguns autarcas que usam os trunfos que podem para fixar talentos e revitalizar economicamente os concelhos. O município de Bragançaacenou com um pacote de benefícios fiscais para captar investimentos empresariais e, por arrasto, mais emprego. “Temos 46 milhões de investimento privado em execução no concelho que geraram 300 novos postos de trabalho”, calcula o então autarca Hernâni Dias. Este

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.