APS lança formação focada em whistleblowers
O ciclo conta com dois cursos: "Regimes de Prevenção de Corrupção e de proteção de denunciantes" e "Whistleblowing e compliance comportamental".
A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lançou dois cursos no âmbito do ciclo de formação Whistleblowing. O primeiro curso a ser lecionado é “Regimes de Prevenção de Corrupção e de proteção de denunciantes” na sede da APS nos dias 10 e 17 de abril entre as 9h30 e 12h30. O segundo é “Whistleblowing e compliance comportamental”, tendo lugar a 9 e 10 de maio entre as 9h30 e 13h via zoom.
O curso “Regimes de prevenção de corrupção e de proteção de denunciantes” está dividido em dois módulos: “o programa de cumprimento normativo em matéria de prevenção de corrupção” e “o regime de proteção de whistleblowers [denunciantes]”.
Nesse âmbito, na secção de prevenção de corrupção o formando ficará a conhecer o enquadramento geral do tema com foco nas principais obrigações legais, orientações do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) “e desafios práticos da sua implementação nas organizações e eventuais consequências do seu incumprimento”. Já na proteção dos denunciantes a APS pretende “dotar as organizações das ferramentas necessárias para endereçar, de forma adequada, o tema da implementação do Programa de Cumprimento Normativo de Prevenção de Corrupção e do Regime de Proteção de Denunciantes”.
No segundo curso do ciclo de formação será feita uma “abordagem da complexidade das questões éticas através de casos práticos, explorando por que meramente cumprir com o quadro normativo já não basta”. Além disso, serão analisadas os aspetos psicossociais do denunciante, “equipando os participantes com estratégias e táticas inovadoras para cultivar uma cultura de abertura e integridade.”
Para inscrições no curso “Regimes de Prevenção de Corrupção e de proteção de denunciantes” carregar aqui. E para o curso “Whistleblowing e compliance comportamental” através deste link.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
APS lança formação focada em whistleblowers
{{ noCommentsLabel }}