Aliança entre o Grupo Gallo e o Instituto Alimentar de Barcelona contra o desperdício alimentar
Através de um acordo, os estudantes do IAB desenvolveram soluções para dar uma segunda vida aos subprodutos derivados da produção de massas e caldos naturais do Grupo Gallo.
O Grupo Gallo e o Instituto de Alimentação de Barcelona (IAB) uniram-se para promover ações destinadas a reduzir o desperdício na indústria alimentar. No âmbito do projeto GalloLab, o Grupo Gallo propôs aos alunos do segundo ano do Ciclo de Formação de Nível Superior em Processos e Qualidade na Indústria Alimentar do IAB um projeto de I&D com técnicas e métodos inovadores que permitem a reutilização de subprodutos gerados pelo fabrico de massas e caldos.
O projeto tinha três objetivos: o aproveitamento do refugo gerado após a produção de massas, a melhoria do perfil organolético da pasta de feijão e a revalorização dos subprodutos da produção de caldos. Após meses de investigação, os alunos do IAB conseguiram desenvolver snacks e produtos de pastelaria feitos com o refugo das massas, dando valor acrescentado a este subproduto e evitando o seu desperdício.
Em termos de melhoria do perfil organolético da pasta de feijão, os alunos conseguiram atenuar o sabor forte da leguminosa ao utilizá-la para fazer pasta de feijão sem glúten. Os alunos puderam também revalorizar os subprodutos de frango derivados da produção de caldos, através da criação de snacks.
Os grupos de alunos do segundo ano do Ciclo de Formação de Nível Superior em Processos e Qualidade na Indústria Alimentar trabalharam através do “design thinking” e do “lean startup” aplicados à educação, eixos do projeto transversal de inovação GalloLab, e de metodologias que, por sua vez, lhes permitiram incentivar a investigação entre os alunos e aplicar soluções para a utilização dos alimentos.
Os projetos de reciclagem de alimentos foram apresentados na Feira de Inovação do Barcelona Food Institute, com uma amostra dos produtos desenvolvidos nos últimos meses pelos alunos. Albert Castillo, diretor do IAB, destacou o valor deste acordo com o Grupo Gallo. “Este acordo é uma oportunidade única para os nossos alunos mostrarem o seu talento e capacidade de inovação no setor alimentar”. “Estes projetos não são apenas um reflexo da educação de qualidade que oferecemos, mas também um passo para a criação de soluções alimentares mais éticas e responsáveis”, afirmou.
O Grupo Gallo e o Instituto de Alimentação de Barcelona assinaram este acordo com o objetivo de que o projeto tenha um futuro a longo prazo e que outras sinergias sejam alcançadas entre as duas entidades, como a possibilidade de conceder bolsas de estudo aos alunos do IAB para uma estadia interna no Grupo Gallo através de uma formação dupla.
A assinatura do acordo contou com a presença de Alejandra Manzano, Directora Jurídica e de Governance, e Sam Amorós, Diretor de Engenharia e Meio Ambiente do Grupo Gallo, que consideraram que esta colaboração “representa uma magnífica oportunidade para integrar na nossa empresa a visão fresca e criativa de jovens talentos. Ao mesmo tempo, permite-nos reforçar o nosso compromisso com a inovação e a educação, pilares fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade do setor alimentar”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aliança entre o Grupo Gallo e o Instituto Alimentar de Barcelona contra o desperdício alimentar
{{ noCommentsLabel }}