Montenegro com dificuldade em fechar a lista de secretários de Estado
Há pelo menos dois nomes mais técnicos que terão recusado ir para o Governo, o que está a atrasar a divulgação do elenco final. A eurodeputada Cláudia Aguiar deverá ir para as Pescas.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, está com dificuldade em fechar a lista de secretários de Estado do seu Governo. Pelo menos dois nomes terão recusado integrar pastas mais técnicas, avançou a SIC Notícias e confirmou o ECO junto de fontes sociais-democratas, pelo que a divulgação do elenco por parte de Belém está a demorar mais tempo do que o esperado. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará a dar espaço a Montenegro para completar a composição dos cerca de 40 secretários de Estado que tomam posse esta sexta-feira, às 18h, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O líder do PSD levou esta quinta-feira a lista dos secretários de Estado ao Chefe do Estado, naquela que foi a primeira reunião oficial entre o novo primeiro-ministro e o Presidente da República. Ambos estiveram reunidos cerca de 1h30, entre as 18h e as 19h30. À saída, Luís Montenegro disse apenas: “Foi uma boa reunião, falámos sobre vários temas. A composição será conhecida mais logo”.
Emídio Sousa, cabeça de lista por Aveiro, e que renunciou à Câmara de Santa Maria da Feira para assumir o lugar de deputado da Assembleia da República, será secretário de Estado do Ambiente, ficando sob a tutela da ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, apurou o ECO. De recordar que Emídio Sousa já estava no último e terceiro mandato de quatro anos como presidente do mesmo município. É um dos oito dinossauros autárquicos do PSD que têm agora futuro garantido no Executivo de Montenegro ou no Parlamento.
A eurodeputada da Madeira, Cláudia Monteiro de Aguiar, deverá ser secretaria de Estado das Pescas, que está sob a alçada do Ministério da Agricultura e Pescas, de José Manuel Fernandes, avança o DN Madeira.
O ainda presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, já felicitou a eurodeputada: “À Cláudia Monteiro de Aguiar, endereço as maiores felicidades nesta missão, como secretária de Estado das Pescas. Tenho a maior consideração e amizade por ela. Uma mulher de garra, trabalhadora e que defende as causas que abraça com afinco. Tenho a certeza que fará um excelente trabalho e que levará, como sempre, a Madeira no seu coração. Para a sua terra e para todos nós, é uma honra testemunhar o seu percurso e o que, com mérito, tem alcançado. Portugal só fica a ganhar!”.
O Conselho de Ministros, já com os secretários de Estado, reúne-se este sábado, em Óbidos, num encontro informal que contará com “a participação de todos os membros do Governo”, segundo uma nota divulgada esta quinta-feira pela Presidência do Conselho de Ministros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro com dificuldade em fechar a lista de secretários de Estado
{{ noCommentsLabel }}