La Rioja, Valência e as Ilhas Baleares avaliam a situação atual da sua região de forma mais positiva do que a de Espanha desde as últimas eleições

  • Servimedia
  • 17 Abril 2024

A perceção do país, parece estar a piorar com o tempo, de acordo com estudo do Instituto de Investigação IO com uma amostra de mais de 5.000 pessoas para analisar a situação atual em Espanha.

“A avaliação que os espanhóis fazem do seu país é clara: a Espanha está pior. Mas as opiniões dos cidadãos variam de acordo com a sua origem, com os bascos, os navarros e os andaluzes a considerarem que a Espanha está melhor do que há um ano”, segundo David Martín de la Morena, Diretor de Estudos da IO Research, que salientou que as comunidades autónomas que, em maior medida, consideram que o país está melhor do que há um ano são o País Basco (13,96%), Navarra (13,31%) e Andaluzia (13,27%); enquanto os que pensam que o país está pior são os habitantes da Extremadura (60,19%), Cantábria (57,14%) e La Rioja (56,63%).

A perceção de Espanha e de cada comunidade autónoma varia consideravelmente em função dos seus habitantes. Comparando as avaliações a nível nacional e regional, as regiões com maior diferença entre a avaliação positiva de Espanha em relação a um ano atrás e a avaliação positiva da sua região são La Rioja (8,41% contra 22%), presidida por Gonzalo Capellán; a Comunidade Valenciana (9,42% contra 18,51%), com Carlos Mazón ao leme, e as Ilhas Baleares (9,74% contra 15,26%), presididas por Marga Prohens.

“Estes dados mostram que estas são as três comunidades que, nomeadamente, avaliam a situação atual da sua própria região de forma mais positiva do que a de toda a Espanha, em comparação com o ano anterior, acima da média nacional (10,62% contra 11,62%)”, salienta De la Morena.

Em contrapartida, as regiões que avaliam melhor a situação em Espanha do que a situação na sua região em relação ao ano anterior são a Cantábria (12,99% contra 7,14%), Castela e Leão (9,42% contra 4,22%) e Galiza (9,74% contra 5,52%).

No entanto, em termos gerais, quase metade dos espanhóis (49,46%) considera que a sua região de residência se encontra na mesma situação que há um ano, em comparação com 38,93% que pensam que está pior. Apenas 11,62% dos espanhóis pensam que a sua região está melhor do que há um ano.

As comunidades autónomas que acreditam, em maior medida, que a sua região autónoma está melhor do que há um ano são La Rioja (22,01%) e a Comunidade Valenciana (18,51%), seguidas de Navarra, Madrid, Andaluzia e Ilhas Baleares, todas com percentagens de perceção de melhoria entre 15% e 16%. “Alguns dados impressionantes, uma vez que em todas estas regiões houve eleições regionais em 2023, exceto no caso da Andaluzia que teve lugar em 2022, e em todas elas houve uma mudança de governo com a vitória do Partido Popular, com exceção de Navarra onde a coligação PSN, Geroa Bai e Podemos governou”, de acordo com a IO Research.
Por outro lado, as regiões autónomas que, em maior medida, consideram que a sua comunidade está pior do que há um ano são as Ilhas Canárias (47,73%) e Castela e Leão (47,08%).

POLÍTICAS MAIS BEM CLASSIFICADAS

A IO Research também teve a oportunidade de analisar a forma como os próprios governos regionais gerem questões específicas e como os espanhóis as classificam. “Estes temas vão desde o desemprego, os cuidados de saúde, as listas de espera, as políticas sociais e a defesa das liberdades, à luta contra a corrupção, à educação, à segurança e ao turismo, passando por outros que são também particularmente importantes para os cidadãos, como o nível de pobreza e de desigualdade social, a fiscalidade, o ambiente, os transportes, as infra-estruturas, a limpeza e a imigração”.

Os dados do inquérito mostram que as questões regionais mais bem avaliadas pelos espanhóis são o turismo (5,46 em 10), a limpeza (5,02), a defesa das liberdades (4,90) e a segurança (4,88). Em contrapartida, os espanhóis atribuíram as pontuações mais baixas à gestão regional das listas de espera médicas (3,38), à luta contra a corrupção (3,72), à imigração (3,95) e à saúde (4,06).

Tendo em conta estes quatro domínios mais bem classificados, os espanhóis consideram que as melhores políticas de turismo são aplicadas nas Ilhas Canárias (13,7%), na Andaluzia (13,64%), em Madrid (11,92%), na Catalunha (9,69%) e nas Ilhas Baleares (9,4%); enquanto no caso da limpeza, são aplicadas no País Basco (15,7%), em Madrid (13,6%), nas Astúrias (13%), na Cantábria (7,48%) e em Navarra (7,15%).

Por seu lado, os espanhóis consideram que as melhores políticas em matéria de defesa das liberdades se encontram em Madrid (26,6%), no País Basco (13,96%), na Catalunha (11,5%), nas Astúrias (5,36%) e em Navarra (4,75%); enquanto no caso da segurança se destacam Madrid (18,16%), o País Basco (14,86%), as Astúrias (8,85%), Navarra (7%) e a Galiza (6,8%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

La Rioja, Valência e as Ilhas Baleares avaliam a situação atual da sua região de forma mais positiva do que a de Espanha desde as últimas eleições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião