Montenegro reitera que foi “claríssimo” sobre descida de IRS
O primeiro-ministro assegura que após o Conselho de Ministros desta sexta-feira terá a oportunidade de "densificar" com mais detalhe a proposta.
O primeiro-ministro defende que foi “claríssimo” no que diz respeito à medida do Governo para a descida de IRS e que nesta sexta-feira terá a oportunidade de “densificar” com mais detalhe a proposta.
Luís Montenegro falava aos jornalistas à saída do Conselho Europeu, onde não quis ainda adiantar pormenores sobre a baixa de IRS que será aprovada esta sexta-feira em Conselho de Ministros. “Terei ocasião de densificar de forma inequívoca com mais detalhe depois da aprovação do Conselho de Ministros”, salientou.
O anúncio da descida de IRS no valor total de 1.500 milhões de euros este ano, face a 2023, surgiu na intervenção inicial de Montenegro no debate sobre o programa do Governo.
No entanto, surgiu uma polémica depois de o Governo esclarecer que este montante incluía a descida de IRS já inscrita no Orçamento do Estado para 2024 pelo Executivo de António Costa (onde consta que custaria 1.327 milhões, número que foi entretanto revisto em baixa pelas Finanças).
O desenho da medida é ainda incerto, mas o ministro das Finanças já sinalizou que contempla uma redução das taxas de IRS até ao 8º escalão, alargando assim a descida determinada pelo Governo anterior a mais três escalões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro reitera que foi “claríssimo” sobre descida de IRS
{{ noCommentsLabel }}