Montenegro apela ao voto antecipado para as eleições europeias

Recordando que as eleições europeias antecedem a dois feriados, Montenegro apelou aos eleitores que exerçam o seu voto antecipadamente. Primeiro-ministro e governantes votam no dia 2 de junho.

Luís Montenegro anunciou que, à semelhança da Comissão Europeia, Portugal irá lançar uma campanha de sensibilização para as eleições europeias no sentido de diminuir a taxa de abstenção a nível nacional que, nas últimas eleições, atingiu os 70%, a taxa mais alta de sempre.

Portugal é um país onde o desafio de participação é mais elevado“, referiu o primeiro-ministro, esta sexta-feira, em São Bento, recordando que as eleições europeias este ano antecedem dois feriados: 10 de junho, Dia de Portugal e de Camões, e 13 de junho em Lisboa, dia de Santo António.

“[Trata-se de] uma semana em que muitos portugueses projetam dias de descanso ou de férias, o que a juntar ao índice de menor participação coloca um desafio acrescido“, reconheceu o primeiro-ministro.

Recordando que o país beneficia do voto em antecipação, Luís Montenegro anunciou que o próprio, à semelhança de outros membros do Governo, irá votar no dia 2 de junho. “Darei o exemplo e votarei no dia 2 de junho para mostrar aos que tenham outros planos [no dia das eleições] que é possível exercer direito uma semana antes”, anunciou.

Além do voto em mobilidade, Montenegro recordou que os portugueses têm ao seu dispor o voto em mobilidade, o que lhes permite exercer o seu direito ao voto “em todo o território e não apenas na secção de votos em que estão inscritos“.

Ao seu lado, a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola subscreveu ao mesmo apelo, sublinhando que Portugal desempenha um papel crucial no garante da democracia na União Europeia.

“Tenho noção das dificuldades da data de eleições em Portugal. É a nossa responsabilidade que as pessoas votem no dia 9 de julho, ou antes”, disse Metsola, alertando para os riscos da interferência Rússia nas eleições europeias.

Esta é a quarta vez que a Presidente do Parlamento Europeu visita Portugal durante o seu mandato. Antes da conferência de imprensa, Metsola esteve esta manhã reunida com Pedro Nuno Santos, na sede do PS, em Lisboa, seguindo-se um encontro com o Presidente da Assembleia da Republica, José Aguiar Branco, e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa ao início da tarde.

No final das declarações, sem direito a perguntas da comunicação social, Roberta Metsola ofereceu a Montenegro uma fotografia que juntava o fundador do PSD Francisco Sá Carneiro e o antigo líder do CDS-PP Diogo Freitas do Amaral.

“A senhora presidente ofereceu-me uma foto do dr. Sá Carneiro e o dr. Freitas do Amaral algures em 1979, 1980, ainda decorria o processo de adesão de Portugal à União Europeia e ambos assumiam responsabilidades do Governo da AD”, explicou o primeiro-ministro português.

Notícia atualizada pela última vez às 16h05

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro apela ao voto antecipado para as eleições europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião